Iguatu
Rotary Club de Iguatu e CEMEAR estreitam parceria ‘Hepatite Zero’

Com o propósito de desenvolver o programa ‘Hepatite Zero’, o Centro Microrregional Especializado de Atenção à Saúde Reprodutiva e Sexual (CEMEAR) e Rotary Clube de Iguatu vislumbram parcerias para ano rotário 2017/2018. A união entre as representações ocorreu em meio a reunião na sede do club na última quarta-feira, 16.
Representantes do centro apresentaram as atividades e programas que são desenvolvidas. “O CEMEAR oferece o atendimento de especialidade de urologia ginecologia, mastologia, e obstetrícia para casos de pré-natal de alto risco e programas IST e HIV”, explicou Alexandra Araújo. A chegada de um profissional infectologista contribuiu para uma melhor ofertar dos serviços públicos. “Com o médico infectologista realizamos serviços de testes de HIV, Sífilis, Hepatite, entre outros gratuitamente e consequentemente ser preciso for encaminhamos para o tratamento”, ressaltou Alexandra.
Hepatite Zero
O projeto foi criado pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, ação com mesmo foco é desenvolvido em escala mundial pelo Rotary Club Internacional, que há dois anos realiza ações voltadas à erradicação da Hepatite C, identificando e fornecendo suporte aos portadores da doença.
A farmacêutica Lorena Oliveira destacou como se dá a logística de distribuição de medicamentos de HIV, outras doenças sexualmente transmissíveis e Hepatite. “Os medicamento são solicitados a cada dois meses, período em que a demanda é suprida. A distribuição ocorre de maneira sigilosa respeitando o diagnóstico de cada paciente”, disse. Lorena adiantou quantos pacientes com hepatite são acompanhados pelo centro. “Temos três pacientes com hepatite crônica ou ‘Hepatite B’, como é conhecida, e outros que já foram diagnosticados e estão recebendo o acompanhamento e esperamos que evoluam em breve para cura”, destacou.
Alexandra disse como o CEMAR pode ofertar os serviços ao projeto que será desenvolvido pelo Rotary. “Dispomos de testes rápidos que dão resultado para hepatites B e C de maneira instantânea. Dando um resultado positivo, vamos encaminhar ao infectologista e o tratamento no São José se preciso for. Caso o diagnóstico seja negativo para as doenças, nosso foco será o de orientar e ressaltar a importância de manter com as vacinas em dias”, afirmou.
O Rotary Club de Iguatu planeja realizar 1.000 testes durante os dias da feira agropecuária da 54ª ExpoIguatu. “Nossa missão é dar nossa parcela de contribuição para o combate, vamos aproveitar o período de maior circulação de pessoas para desenvolver essa ação que ocorrerá em parceria também com a secretária de saúde”, adiantou. Vinicius Mendonça presidente do Rotary Club de Iguatu.
Saiba mais
A hepatite C é uma infecção causada por um vírus transmitido através do contato com sangue contaminado. Embora ataque, principalmente, o fígado – chegando a desencadear cirrose ou câncer -, a doença interfere na ação da insulina no organismo e pode causar diabetes tipo 2.
O teste é rápido e feito com apenas algumas gotas de sangue retiradas da ponta do dedo. Com o diagnóstico positivo, as pessoas serão orientadas e encaminhadas para o tratamento adequado e gratuito.
-
Videos21 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu
-
Iguatu2 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu7 dias atrás
AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares
-
Noticias7 dias atrás
Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça
-
Iguatu2 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu