Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Rotary Club de Iguatu adota Casa de Apoio Padre José Marques

Publicado

on

Criado há 20 anos pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Prado, o projeto social que distribui diariamente alimentação para dezenas de moradores carentes sacia desde então a fome de muitos que não têm condições de fazer uma boa refeição todos os dias. A Casa de Acolhimento Padre José Marques conta agora com as ações do Rotary Club Iguatu que adotou a intuição para desenvolver suas atividades sociais no ano rotário 2018/2019.

Uma comitiva de rotarianos visitou o espaço que recebeu o nome do fundador e hoje mantido por doações e o trabalho de voluntários. Inicialmente o clube planeja a curto prazo suprir as necessidades de equipamentos do espaço que recebe o apelido de “Casa dos Famintos”. A longo prazo são planejadas intervenções estruturais no lugar que recebe diariamente 120 pessoas em busca de um prato de comida. “Sentimos a necessidade dos que fazem a Casa. É um lugar muito quente que hoje tem sua área limitada para os que exercem o voluntariado e os que vêm em busca do alimento. Estamos traçando estratégias para trazer mais dignidade aos que frequentam aqui”, disse Marcos Ageu, presidente do Rotary Club de Iguatu.

Comida, amor e solidariedade

De acordo com Ionete Luciano, coordenadora do projeto, a Casa de Acolhimento conta com o trabalho de outros voluntários que se uniram e ajudam a distribuir solidariedade através da comida ofertada diariamente para mais de 80 pessoas carentes. “Aqui as panelas no forno cozinham não só os alimentos, há de um grupo de voluntários que é temperado com amor e muita solidariedade”, comentou.

O trabalho ao longo desse tempo vem colhendo bons frutos. E foi assim que outras pessoas resolveram se juntar ao projeto. A Casa de Acolhimento quando foi idealizada pelo padre José Marques não foi fundada apenas para distribuir alimentos, mas também ofertar cursos e capacitações para que essas pessoas tenham um pouco mais de oportunidades. “Esse é um dos nossos maiores desejos: ter aqui ações permanentes de capacitação para essas pessoas. O que falta para eles são oportunidades. Alguns têm o que comer em casa, vêm pela carência de afeto, necessidade de estar perto de outras pessoas. Mas que muitos sentem fome. Muitas vezes a única refeição do dia é aqui”, ressaltou Ionete.

No projeto as pessoas são acolhidas também com palavras de carinho, com ações evangelizadoras e por outros tipos de doações. “Recebemos de um tudo. Desde alimentos a objetos, roupas, brinquedos, móveis, eletrodomésticos, porque doamos para quem necessita”, complementou.

 

Natal

O Rotary em parceira com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) conseguiu destinar a doação de um congelador de 510 litros. “O refrigerador ajuda no condicionamento dos alimentos. Conseguimos algumas prateleiras. Vamos trabalhar para a possibilidade de ambientar a ventilação do local. Já estamos produzindo a planta baixa da casa para quem sabe darmos um salto na intervenção estrutural”, disse Ageu, que também é engenheiro civil.

No dia 18 do mês de dezembro, a Casa da Amizade, entidade formada pelas esposas dos rotarianos, planeja a realização de um Natal solidário com os usuários diários do local.

Saiba mais

A Casa de Acolhimento é mantida através de doações de particulares, empresas e pelo Programa Mesa Brasil, do Sesc. As pessoas interessadas em ajudar com doações podem procurar a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, ou a própria Casa de Acolhimento Padre José Marques, na Rua Engenheiro Wilton Correia Lima, próximo ao Detran.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA