Iguatu
Rotaract promove ação voltada para recém-nascidos de Iguatu

O Rotaract deu início, nesse mês de junho, a sua mais nova ação de impacto social na cidade de Iguatu. O público alvo são crianças recém-nascidas (RN) de famílias com vunerabilidade social, baixa renda e desassistidas de programas de assistência governamentais. O programa foi inspirado no Banco de Fraldas Geriátricas, com o mesmo propósito de levar dignidade.
Programa do Rotary International, o Rotaract, assim como o RI, é uma das maiores e mais respeitadas organizações humanitárias do país. A rede global de jovens de 18 a 30 anos tem como principal objetivo compartilhar ideias e projetos para encarar os desafios da humanidade de uma nova maneira. Os rotaractianos se reúnem em clubes para planejar atividades e socializar entre si e sua comunidade.
E foi em meio a uma das reuniões do club de Iguatu que surgiu a ideia de criar o programa. “Levamos em consideração o sucesso do programa de Fralda Geriátrica do Rotary Club de Iguatu, buscamos parcerias e fizemos um levantamento”, contou Esdra Uchoa, rotaractiano.

O público alvo são crianças recém-nascidas (RN) de famílias com vunerabilidade social (Foto: Thiedo Henrique/Mais FM)
Com a parceria da Secretaria de Saúde da cidade foi feito um levantamento inicial de 12 crianças que se enquadraram aos critérios do programa. “Nossa atenção foi auxiliar os mais carentes da cidade independente da região da cidade, não nos limitaremos a uma comunidade específica do município”, explicou Esdra.
Quem auxiliou na entrega dos produtos na comunidade de Vila Neuma foi o enfermeiro do Posto de Saúde da Família, Wagner Martins. Ele ressaltou a importância da ação no que envolve a saúde do RN. “Percebo que houve uma preocupação na escolha das fraldas, que deve ser uma fase importante para a adaptação do bebê e da mamãe que estão vivendo um período de descobertas. Sem contar que a fralda descartável será sua parceira por um bom tempo até o desfralde de seu bebê, que acontece a partir dos 2 anos de idade. Mas antes, as fraldas têm como propósito a absorção das necessidades, proteção e conforto para o bebê durante sua noite de sono que deve ser tranquila”, ressaltou.
Números e “Padrinhos”
As mães dos bebês receberão mensalmente um pacote com 80 fraldas. Em três meses um RN usa em média entre 400 a 500 fraldas. Os rotaractinaos por meio de acompanhamento pretendem ficar atentos ao desenvolvimento dos pequenos. A meta do Rotaract é de ainda buscar “padrinhos” que possam subsidiar financeiramente as doações mensais. “Conforme eles vão crescendo, vamos adequando os tamanhos do material ofertado e observando até quando eles vão precisar do material. Incialmente estamos financiando as fraldas, mas a pretensão é buscar padrinhos junto ao comércio e amigos fora do clube a somar forças ao projeto, à medida que vai ganhando notoriedade e respeito junto a sociedade”, pontuou Esdra.
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura
-
Iguatu4 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias6 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias6 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo6 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias6 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Ceará6 dias atrás
60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico
-
Americando2 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés