Mundo

Relatório da Oxfam aponta que grupo de 1% mais rico emite igual quantidade de CO2 que de 66% dos pobres

Published

on

O relatório Igualdade Climática: Um Planeta para os 99%, da ONG Oxfam, revela a enorme disparidade nas emissões de CO2 entre os mais ricos e os mais pobres do mundo. Segundo o documento, o 1% mais rico da população mundial (77 milhões de pessoas) foi responsável por 16% das emissões globais de CO2 em 2019.

Esse percentual é igual ao emitido pelos 66% mais pobres do planeta (5 bilhões de pessoas), que sofrem mais com os impactos do aquecimento global. A Oxfam alerta que os mais ricos investem em indústrias e hábitos de consumo que poluem mais e aceleram as mudanças climáticas.

O relatório também mostra que as emissões de CO2 dos 10% mais ricos do mundo (770 milhões de pessoas) representaram 46% do total em 2019. Já as emissões dos 50% mais pobres (3,8 bilhões de pessoas) foram de apenas 7%.

A Oxfam defende que os mais ricos devem reduzir drasticamente suas emissões de CO2 e contribuir financeiramente para apoiar os mais pobres na transição para uma economia de baixo carbono. A ONG também cobra dos governos medidas para garantir a justiça climática e a redução das desigualdades.

EM ALTA

Sair da versão mobile