Brasil
Relatório aponta que mais de 66 mil pessoas estão na fila de espera por transplantes no Brasil
Até setembro deste ano, 66.517 pacientes estavam ativos na lista de espera para transplantes. No mesmo período do ano passado, eram 58.908 pacientes, indicando um aumento de quase 13%.
Até setembro deste ano, 66.517 pacientes estavam ativos na lista de espera para transplantes. No mesmo período do ano passado, eram 58.908 pacientes, indicando um aumento de quase 13%. Esses dados são do relatório trimestral da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), divulgado nesta segunda-feira (11).
Um dos principais obstáculos para o aumento das doações e a redução da fila de espera é a baixa taxa de efetivação, que reflete o percentual daqueles que realmente realizam a doação.
A taxa de doadores efetivos até o terceiro trimestre deste ano é de 20,3 por milhão de pessoas (pmp), 3,3% abaixo da previsão de 21 pmp.
O principal motivo apontado para a baixa taxa de doações é a recusa familiar, que representa 45% dos casos em que órgãos não são doados. O segundo motivo mais comum é a contraindicação médica, que corresponde a 18% dos casos, conforme a ABTO.
A taxa de notificação de potenciais doadores continua a crescer, encerrando o terceiro trimestre em 74,1 pmp, acima da média projetada para este ano, de 70 pmp.
-
Iguatu1 semana atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Mundo1 semana atrásSenado dos Estados Unidos barra proposta para restringir poderes de Donald Trump na guerra contra o Irã
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias1 semana atrásEstudo alerta para risco de desaparecimento de espécie exclusiva do Cariri cearense
-
Ceará1 semana atrásCeará registrou chuvas em mais de 110 municípios no intervalo de 24 horas
-
Noticias1 semana atrásBolão registrado em Eusébio leva prêmio de R$ 158 milhões na Mega-Sena
-
Noticias1 semana atrásCeará ocupa a 3ª posição no Nordeste em número de cidades com shopping centers
-
Economia2 semanas atrásFiscalização das movimentações via Pix ainda gera dúvidas entre os contribuintes

