Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Recursos hídricos do Ceará serão monitorados por satélites

Recursos, hídricos, Ceará, monitorados, satélites, Imagens, fiscalização, água, Cogerh, maisfm, maisfmiguatu, maisfm106,

Publicado

on

Imagens de satélite vão reforçar a fiscalização e otimizar o monitoramento dos usos da água no Ceará. A tecnologia é uma inovação que começa a ser aplicada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A ideia do projeto é reduzir custos, ampliar a capacidade de observação de irregularidades e favorecer o planejamento da gestão dos recursos hídricos e concessão de outorga em todo o Estado.

A Cogerh firmou contrato com a empresa norte-americana ‘Planet’, que detém a tecnologia dos satélites por um prazo de três anos pelo valor de R$ 2 milhões. Serão usadas imagens de uma rede de 150 satélites com atualização a cada 48 horas. “É o auxílio da tecnologia para o cumprimento dos parâmetros definidos na alocação negociada de água, com foco na fiscalização”, avalia o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias.

Inicialmente, os núcleos das regionais da Cogerh em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, e de Sobral, no Vale do Acaraú, na região Norte, participam da primeira capacitação para operar o sistema. “É um treinamento simples e as imagens do sensoriamento remoto vão chegar em plataformas de web nos computadores dos fiscais e gerentes regionais”, observou o diretor de Planejamento da Cogerh, Elano Joca. De acordo com ele, a tecnologia de imagens vai gerar “um impacto positivo na fiscalização”.

A vantagem da iniciativa, com imagens diárias e de todo o Estado, possibilita a detecção de irregularidades com agilidade para cumprir instrução legal da Secretaria de Recursos Hídricos, que dispõe dos instrumentos de fiscalização, autuação e interposição de recursos por infrações à Legislação Estadual de Recursos Hídricos.

Segundo Vinicius Rissoli, engenheiro representante da empresa que detém a tecnologia dos satélites, as imagens podem ser acessadas de forma rápida, fácil e com altíssima resolução espacial. “São imagens com três metros de distância”, explicou Rissoli.

O sistema também vai auxiliar na observação da qualidade da água, além de monitorar possíveis irregularidades em áreas de proteção próximas a açudes. “Vamos ter condições de identificar desmatamento em alguma área do reservatório, além de agressões ao meio ambiente em torno dos mananciais”, reforça João Lúcio Farias, presidente da Cogerh. “Sem dúvidas, o Estado passa a ter um monitoramento mais efetivo com a aquisição dessa tecnologia”.

A cada ano, após a quadra chuvosa, ocorrem as reuniões nos comitês de bacias hidrográficas para a alocação de água negociada. O sistema vai permitir avaliar e fiscalizar os devidos usos da água. “Atualmente, é necessário deslocamento de equipes por rodovia, com necessidade de mais tempo e às vezes dificuldades de acesso”, observou o diretor da Cogerh Elano Joca.

O sistema inovador vai permitir melhor planejamento do uso dos recursos públicos e terá o reforço de utilização de drones, que já foram testados no ano passado pela Cogerh. “A ideia é essa, unir as duas tecnologias, o sensoriamento remoto por imagens de satélite e de drones”, explicou Joca.

Protótipo

O “Sistema de Alerta”, cujo protótipo está em fase de negociação, vai “avisar” quando encontrar mudanças entre períodos. “Quando o usuário fizer um desmatamento, por exemplo, o sistema vai notar a diferença tomando como base uma imagem anterior e uma mais recente, indicando que houve alteração no espaço”, explica Alves Neto, técnico de fiscalização. “O sistema vai dar alertas. Então, em vez de olhar pro sistema como um todo o técnico, vai focar aonde precisa ir”, completou.

A empresa responsável pela tecnologia desenvolverá o protótipo em até seis meses.

Fonte: Diário do Nordeste

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA