Conecte-se conosco

Política

Recontagem de votos confirma resultado das eleições em Cariús

Publicado

on

Iran (PSDB) e Nizo Costa (PMB) ficaram empatados, sendo eleito o candidato tucano por ser mais velho

A recontagem de votos das eleições à Prefeitura do município de Cariús, no Centro-Sul do Estado, confirmou a apuração do dia 2 de outubro. Com 5.811 votos cada um, os dois candidatos mais bem votados ficaram empatados.
Quem assumiu foi Francisco José Ferreira, conhecido como Iran (PSDB), com 46 anos, em detrimento do adversário Nizo Costa (PMDB), que tem 41 anos. A auditoria foi realizada durante a tarde desta quarta-feira, 9, no cartório Eleitoral do município de Jucás. No total, foram recontados os votos de 58 urnas.

O procedimento foi inspecionado pelo chefe de informática do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Carlos Sampaio, com o auxílio técnico de outros membros de sua equipe, e presidido pela juíza eleitoral da 43ª Zona Eleitoral Iane Maria Bezerra de Alenca.Também foi acompanhado dos advogados das duas coligações, policiais militares e guardas municipais, além de alguns moradores do município.

A coligação de Nizo Costa solicitou a recontagem alegando indícios de irregularidades no pleito. Inicialmente negado pela juíza eleitoral responsável pela Zona,o procedimento foi feito após o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) julgar o pedido procedente.

A juíza eleitoral afirmou que a auditoria foi determinada em função do resultado inusitado, que causou um clima de instabilidade e insegurança social.

Em entrevista, Janes Pedro da Silva, advogado da coligação de Iran, destacou a confirmação do resultado e disse que isso foi importante para pôr fim aos “boatos” de fraude nas urnas que corriam na Cidade.

Francisco Gonçalves, advogado da coligação de Nizo Costa, admitiu que não há mais dúvidas quanto à contagem dos votos, mas denuncia outros dois casos de irregularidades na votação, o que poderia causar o desempate do pleito.

De acordo com ele, um dos votos de Iran foi dado por um homem condenado criminalmente, com sentença em trânsito julgado, e que estaria, portanto, com direitos políticos suspensos e não poderia votar.

Gonçalves também fala de uma contratação de funcionários temporários pelo prefeito de Crateús, João Gilvan Oliveira (PDT), que apoiava Iran, enquanto 300 aprovados esperavam serem chamadas em concurso público. “Não houve nenhuma emergência para explicar a contratação de temporários”, argumenta.

Ele afirma que entrou com ação e espera que denúncias sejam julgadas em até seis meses. A reportagem não conseguiu localizar o prefeito de Cariús para que ele respondesse às acusações. (Colaborou Amaury Alencar)

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias16 horas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias16 horas atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias16 horas atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos20 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu2 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias2 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias2 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu2 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu3 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias3 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias3 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias3 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias3 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias3 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias7 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu7 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu7 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias7 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias7 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.