Ceará
Proposta pode permitir que universidades públicas cobrem por pós-graduação
A Câmara dos Deputados está discutindo uma medida que permite às universidades públicas brasileiras cobrarem mensalidades em cursos de extensão, pós-graduação e mestrado. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição 395, de 2014.
A proposta gera discussões, já que, de acordo com a Constituição, os serviços das universidades públicas precisam ser oferecidos de graça à população, como lembra o vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, Paulo Cardim.
Paulo Cardim, vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
“Todo serviço público é gratuito. E a atual Constituição diz isso claramente: as universidades públicas, sejam municipais, estaduais ou federais, não podem cobrar nada pelos serviços que prestam, por causa da Constituição. Então, nós preferimos ficar com a Constituição cidadã do que com qualquer outra modificação”.
Em outubro do ano passado, a proposta foi votada em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados. O atual ministro da Educação, Mendonça Filho, deputado pelo DEM de Pernambuco, foi um dos 318 parlamentares que a aprovaram o texto. O projeto ainda precisa ser votado em segundo turno antes de ir ao Senado.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos

