Ceará
Proposta pode permitir que universidades públicas cobrem por pós-graduação
A Câmara dos Deputados está discutindo uma medida que permite às universidades públicas brasileiras cobrarem mensalidades em cursos de extensão, pós-graduação e mestrado. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição 395, de 2014.
A proposta gera discussões, já que, de acordo com a Constituição, os serviços das universidades públicas precisam ser oferecidos de graça à população, como lembra o vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, Paulo Cardim.
Paulo Cardim, vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
“Todo serviço público é gratuito. E a atual Constituição diz isso claramente: as universidades públicas, sejam municipais, estaduais ou federais, não podem cobrar nada pelos serviços que prestam, por causa da Constituição. Então, nós preferimos ficar com a Constituição cidadã do que com qualquer outra modificação”.
Em outubro do ano passado, a proposta foi votada em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados. O atual ministro da Educação, Mendonça Filho, deputado pelo DEM de Pernambuco, foi um dos 318 parlamentares que a aprovaram o texto. O projeto ainda precisa ser votado em segundo turno antes de ir ao Senado.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

