Brasil
Programa Manoel Querino visa qualificar trabalhadores com foco na diversidade
O Ministério do Trabalho e Emprego lançou nesta terça-feira (28), em Brasília, o Programa Manoel Querino de Qualificação Profissional (PMQ), que tem como objetivo fortalecer a política pública de qualificação para trabalhadores, principalmente jovens e a população vulnerável, com foco na promoção da diversidade e combate à discriminação. O programa homenageia o líder abolicionista e sindicalista baiano Manoel Querino, que lutou pelos direitos dos trabalhadores no final do século XIX e início do século XX.
O PMQ oferece cursos por meio de parcerias firmadas entre o Ministério do Trabalho e Emprego com estados e municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Empregos (Sine) e com institutos e universidades federais. A expectativa é que sejam alcançadas cerca de 60 mil pessoas, por meio do Sine e 40 mil por universidades e institutos federais, em uma primeira fase. Em uma próxima etapa, o programa pretende firmar parcerias com movimentos da sociedade civil organizada.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou que o PMQ é uma das iniciativas que o governo aposta para fazer a economia crescer. Para ele, é importante conceder a oportunidade para o profissional acompanhar as inovações do mercado e praticar boas remunerações, por meio da política de valorização do salário mínimo, que leva ao crescimento do consumo e aumento da demanda de produção.
O ministro também ressaltou que o PMQ é mais uma frente da política de reconstrução do Brasil, porque a Política Nacional de Qualificação do Trabalhador havia sido descontinuada no governo anterior e agora volta revisada para acompanhar a atualização econômica. Ele defendeu ainda que é necessário apostar nos acordos coletivos, no aumento de representatividade dos sindicatos, na melhoria do ambiente de trabalho e, acima de tudo, no respeito ao meio ambiente, sem discriminação e sem preconceito.