Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Regional

Programa de cisterna registra redução de 94% em seis anos

Publicado

on

O ano de 2020 registrou recorde negativo na execução do Programa Cisternas, no semiárido nordestino. Desde a implantação, em 2003, pelo Governo Federal, foi o ano que menos construiu unidades, ainda referentes a contratos anteriores, e não liberou recurso orçamentário para o Ceará e outros Estados da região.

Entre 2015 e 2020, a queda é de 94,5% em relação a 2014, ano no qual mais se adotou essa tecnologia de combate à seca (149 mil unidades). Nesse período de pandemia, o programa está praticamente paralisado.

Para 2021, o cenário permanece preocupante porque não há diálogo entre o Ministério da Cidadania, executor do programa, e as entidades não governamentais (ONG) e prefeituras. “É difícil de entender o que está acontecendo porque água é um bem necessário à vida e neste período de pandemia a demanda aumentou”, lamenta o coordenador do Instituto Elo Amigo, em Iguatu, Marcos Jacinto.

O padre João Batista Moreira, que acompanha questões sociais em Iguatu, também lamenta a queda na liberação de recursos financeiros e na execução de cisternas pelo programa, que é fundamental para armazenar água no sertão e atender às famílias no período de estiagem. “A água da chuva é limpa, melhor do que a dos caminhões-pipa, e essa ação governamental precisa ter continuidade com urgência”, enfatiza o padre.

Números

No Ceará, já foram instaladas mais de 337 mil cisternas de primeira água (16 mil litros), mas ainda há demanda de 65 mil unidades. O Estado recebeu 32 mil reservatórios de segunda água (52 mil litros) e a demanda para essa tecnologia é de mais 180 mil equipamentos. Os números são da Articulação do Semiárido (ASA).

Marcos Jacinto observa que, em 2019 e 2020, houve apenas finalizações de obras referentes a convênios firmados com o Ministério da Cidadania em 2017 e 2018.

Com relação ao contrato firmado com a Pasta para aplicação de recursos provenientes do Fundo de Direitos Difusos, em 2019, a ASA, após obter na Justiça direito de participação, ganhou um dos lotes no valor de cerca de R$ 30 milhões, mas “nada foi executado até o momento”, afirmou Jacinto.

Entre 2019 e 2020 foram executadas 20 mil tecnologias de convivência com a seca, cujos recursos decorrem de uma cooperação direta firmada, em 2018, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Capacidade

Uma cisterna de 16 mil litros “atende a uma família de cinco pessoas por oito meses para beber e cozinhar os alimentos”, observou Marcos Silva, diretor do Elo Amigo.

No campo, indiferentes às questões burocráticas e políticas, os agricultores que já receberam as cisternas reconhecem a importância do equipamento para o acúmulo e uso de água da chuva no decorrer do segundo semestre. “Se não fosse essa cisterna não sei o que seria da gente, depender do caminhão-pipa com água que não serve para beber”, diz o agricultor Luís Felipe, da localidade de Morada Nova, zona rural de Iguatu.

Espera

Em várias localidades rurais, milhares de moradores esperam o benefício chegar às suas casas. É o caso da aposentada Luzinete da Silva, que mora na Vila São Francisco, em Crato, na região do Cariri. “Até agora não veio nada e a nossa necessidade é muito grande”, reclama a aposentada.

As vizinhas Francisca Alves e Narcisa Amorim, moradoras da localidade de Manoelzinho, em Crato, contaram que já houve um levantamento há mais de dez anos para cerca de 20 famílias. “Seria uma bênção, se tivesse cisternas nas casas porque o poço seca entre setembro e fevereiro”.

Todos os dias, dona Priscila da Silva, 79 anos, retira água de um poço na casa da irmã dela, Maria Socorro Vitorino. “É para beber e cozinhar os alimentos”, disse.

Em São Bartolomeu, zona rural de Cariús, no Centro-Sul cearense, Socorro Araújo aguarda há mais de dois anos a chegada da cisterna. “A gente se inscreveu no programa e está esperando chegar”.

Saúde

Para o médico sanitarista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Ceará, Odorico Andrade, a água de boa qualidade oriunda da chuva e acumulada nas cisternas “reduz doenças de veiculação hídrica, protege crianças e idosos e é uma necessidade diária”. Ele frisa que o programa atende “as famílias mais vulneráveis que moram em áreas isoladas do sertão e é considerada uma das maiores ações, reconhecidas pela Organização das Nações Unidas, com ótimos resultados”, afirma. O Sistema Verdes Mares entrou em contato como Ministério da Cidadania, mas até o momento da publicação desta reportagem nenhum esclarecimento havia sido encaminhado.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias2 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias2 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias2 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu3 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias3 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias3 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias4 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias4 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias4 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos4 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.