Conecte-se conosco

Economia

Produção de petróleo e gás bate recorde em dezembro

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou, ontem, que a produção total de petróleo no Brasil, em dezembro do ano passado, atingiu 2,497 milhões de barris diários e a de gás natural chegou a 95,1 milhões de metros cúbicos. De acordo com a ANP, os resultados foram os maiores já registrados na história da exploração de petróleo no País. O recorde anterior foi registrado em outubro de 2014, quando foram produzidos 2,393 milhões de barris diários de petróleo e 92,7 milhões de metros cúbicos de gás.

Publicado

on

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou, ontem, que a produção total de petróleo no Brasil, em dezembro do ano passado, atingiu 2,497 milhões de barris diários e a de gás natural chegou a 95,1 milhões de metros cúbicos. De acordo com a ANP, os resultados foram os maiores já registrados na história da exploração de petróleo no País. O recorde anterior foi registrado em outubro de 2014, quando foram produzidos 2,393 milhões de barris diários de petróleo e 92,7 milhões de metros cúbicos de gás.

A agência também informou que a produção de petróleo registrou um aumento de 18,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mas, em relação a novembro, cresceu 5,9%. Já a produção de gás natural subiu 16,6%, se comparada à do mesmo mês de 2013 e 3,8% na relação com o mês anterior.

Já no que diz respeito à produção do pré-sal, em 47 poços, a ANP disse que alcançou 667 mil barris por dia (bpd) de petróleo e 23,6 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural. O total de 815,8 mil barris de óleo equivalente por dia, representou um aumento de 11,2% na comparação a novembro. A agência esclareceu que, nesses poços, a produção ocorre no horizonte geológico denominado pré-sal, em campos localizados na área definida na lei que dispõe sobre a exploração e a produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos sob o regime de partilha de produção.

APROVEITAMENTO

O aproveitamento do gás natural, em dezembro, atingiu 94,9%, chegando a 4,9 milhões de metros cúbicos por dia, aproximadamente, 10% de aumento em relação a novembro e de 11,9% em relação a dezembro do ano anterior. Grande parte da produção de petróleo e gás natural (91,8%) foi proveniente de campos operados pela Petrobras. Segundo a ANP, 93,4% da produção de petróleo e 75,7% da produção de gás natural do Brasil foram extraídos de campos marítimos.

O campo de maior produção de petróleo foi o de Roncador, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A média ficou em 331,5 mil barris por dia, enquanto o Campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de gás natural, com média diária de 10,3 milhões de metros cúbicos.

 

Fonte: O Estado CE

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu9 horas atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos15 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias17 horas atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia20 horas atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias20 horas atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará20 horas atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos21 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos21 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias2 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes2 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias2 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias2 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu3 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias3 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias3 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

Noticias3 dias atrás

Previsão de onda de calor nas regiões litorâneas e no Centro Sul do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público

Videos5 dias atrás

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta

Noticias5 dias atrás

Previsão de instabilidade atmosférica e ocorrência de chuvas isoladas, no Ceará

Noticias5 dias atrás

Cientistas cearenses desenvolvem pulseira capaz de identificar alergias a medicamentos e obtêm financiamento de R$ 1,4 milhão

Esportes5 dias atrás

Dez torcedores dos times Ceará e Fortaleza foram presos após briga generalizada, e estão proibidos de frequentar eventos esportivos das duas equipes

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 21/03/2025

Videos1 semana atrás

Câmara de Iguatu aprova criação da ‘casa do autista’ em dia de presença de entidades

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 21/03/2025 – O prefeito anunciou em grande alarde a terceira tentativa de acabar com o lixo em Iguatu.

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 21/03/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 20/03/2025 – O suposto ataque hacker ao SAAE

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.