Connect with us

Política

Previdência: Maioria da bancada cearense promete rejeitar reforma

Publicado

on

Texto começa a ser discutido nesta terça na Câmara e pode ser votado, em dois turnos, ainda nesta semana.


Governo e oposição fazem as contas. Até o fim desta semana está prevista a votação, no plenário da Câmara, da reforma da Previdência. Os debates iniciam nesta terça-feira e podem se estender até a quinta-feira (11), antes da apreciação do texto.
Precisando de pelo menos 308 votos para avançar nos dois turnos, o Palácio do Planalto garante que tem 330 apoios. A oposição, por outro lado, diz que o Governo tem cerca de 260. A maioria da bancada cearense, formada por 22 deputados, se posicionou contra a reforma.
Mais do que números, as declarações integram um discurso estratégico em uma batalha política que pode ter a primeira etapa encerrada ainda nesta semana. Depois de aprovado na Comissão Especial, na última quinta, o projeto, se passar no plenário da Câmara, segue para enfrentar outra guerra no Senado Federal.

Como fórmula para tentar atrapalhar os planos do Governo, a oposição fechou questão contra a matéria. Ou seja, filiados de PT, PDT, PSB, PCdoB e Psol que votarem favoráveis ao texto governista podem sofrer sanções, como processos internos no Conselho de Ética que podem resultar em expulsão da legenda. O PDT, após votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, chegou a expulsar filiados em 2016 que contrariaram a orientação da sigla.

Segundo o deputado federal José Guimarães (PT), a oposição deverá se articular para obstruir a votação. A estratégia é enfileirar requerimentos para atrasar os trabalhos, além de enquadrar parlamentares pelas redes sociais.

“Estamos fazendo o corpo a corpo, de forma individual. Nós largamos com 150 votos e precisamos de mais 50”, disse o petista, que garante que o Governo não tem os votos suficientes. “Concluímos uma reunião agora (ontem à noite), e não é verdade que o Governo tem os votos. Fizemos um levantamento bancada por bancada, e o Governo só tem 261 votos. Muito longe dos 330 que eles estão anunciando”, diz o deputado.

O argumento é reforçado pela líder da minoria, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). “Vamos continuar trabalhando para ganhar os dissidentes nas bancadas e não deixar votar a reforma neste primeiro semestre”, sustentou.

Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo aponta que a reforma tem apoio de 261 deputados. O número representa aumento de 14 votos favoráveis em relação a domingo (7), o maior apoio já registrado nas edições do Placar da Previdência.

PSL
Rebatendo a esquerda, o deputado Heitor Freire (PSL) afirma que o Planalto tem pelo menos 340 votos a favor da reforma. “Eles tentaram todos os artifícios de obstrução para embromar as comissões, mas perderam. O Governo tem condições de conseguir mais do que o mínimo de votos necessários para aprovar no Plenário”, disse o governista.

Líder do PP, o deputado Arthur Lira (AL) diz que os líderes continuarão tentando mapear os votos. A expectativa, segundo ele, é pela aprovação. “Não estou vendo nesta Previdência o monitoramento de votos como a gente tinha no Governo passado. A gente sabia exatamente quem votava, que partido votava, e isso não ocorre agora”, declarou. “Há uma perspectiva de 330, 320 votos, isso é muito solto. Qualquer erro de avaliação pode dar problema”.

Estratégias
Uma das possibilidades consideradas pela oposição é retornar aliados aos mandatos na Câmara para garantir os votos, como é o caso do secretário de Planejamento do Ceará, Mauro Filho. O pedetista deve estar em Brasília para acompanhar a votação. A possibilidade de reassumir a vaga deixada provisoriamente para o deputado Aníbal Gomes (DEM) é estudada entre aliados.

Enquanto a oposição se articula, o Governo mexe suas peças no primeiro escalão. Três ministros de Jair Bolsonaro vão deixar seus cargos no Executivo temporariamente e reassumir seus mandatos.

A licença está prevista para ser publicada nesta terça no Diário Oficial da União. Voltarão ao Legislativo os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS); da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), e do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio (PSL-MG). Apesar de ter mandato, o ministro da Cidadania Osmar Terra (DEM-RS) não se afastará, uma vez que seu suplente, o deputado Darcísio Perondi (DEM-RS), é considerado voto certo do Governo.

A licença dos ministros é uma das estratégias do Governo para atingir o número de votos no plenário e aprovar as novas regras para as aposentadorias. Exonerar ministros ou secretários para votações delicadas para o Executivo é uma prática recorrente.

Protagonismo
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tenta usar a futura votação da reforma da Previdência para realçar o protagonismo do Poder Legislativo, em detrimento do Executivo. O movimento contraria um esforço feito pelo Governo Bolsonaro, em maio passado, quando se anunciou o lançamento de um pacto entre os três Poderes, que acabou não saindo ainda do papel. Maia disse que a aprovação da reforma, se ocorrer, será uma vitória do Parlamento e não do Governo.

O presidente da Câmara sustenta que o texto que saiu da Comissão Especial foi uma construção parlamentar, discutido e apoiado pela maioria dos deputados. “A Câmara organizou muito bem esse texto. Todos participaram. A construção do texto foi uma construção parlamentar, e a construção da vitória, se acontecer, será uma construção do Parlamento e não do Governo. O Governo ajudou, mas, em alguns momentos, o Governo atrapalhou. O resultado dessa semana será o resultado do esforço do trabalho e da dedicação de cada deputado e de cada deputada. Sabemos que o Governo não conseguiu uma maioria parlamentar e, pela primeira vez, o Parlamento tem construído as soluções econômicas do País”, afirmou Maia.
O presidente da Câmara disse que o tema da reforma tem apoio de grande parte da sociedade brasileira e, por essa razão, a Câmara vai aprovar o texto. Segundo ele, isso significa que a sociedade está próxima ao Parlamento.
Maia também defendeu a modernização do Estado para garantir mais eficiência nas políticas públicas e mais competitividade e produtividade para o setor privado. Maia explicou que o estado custa muito caro para o cidadão e sobram poucos recursos do orçamento público federal para investimento.
“Tenho certeza de que o Parlamento vai construir a solução da reestruturação do estado, começando pela Previdência e esperamos que, no momento seguinte, a gente já veja redução de juros, e propostas para retomada da geração de empregos e aumento da produtividade e da competitividade no País”.

Diário do Nordeste
Por Wagner Mendes e Carol Curvello, em Brasília.

Continue lendo

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias48 minutos atrás

Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil

Noticias59 minutos atrás

Mulher é arrastada por correnteza do Rio Jaguaribe, ao tentar atravessar passagem molhada

Ceará1 hora atrás

Aproximadamente um em cada três domicílios cearenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar

Videos3 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Iguatu21 horas atrás

Processo de Degradação Ambiental Ameaça a Lagoa da Bastiana em Iguatu

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Noticias3 dias atrás

Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe

Videos3 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Noticias6 dias atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias6 dias atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu6 dias atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil6 dias atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo6 dias atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Noticias6 dias atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará6 dias atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 semana atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 semana atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Ceará1 semana atrás

Governador do Ceará se reúne com ministro de Minas e Energia sobre reclamações contra a Enel

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Colunas1 semana atrás

DIREITO E CIDADANIA: A CACHORADA E A SAÚDE PÚBLICA

Noticias1 semana atrás

Mulher foi conduzida à delegacia após levar um idoso morto em uma cadeira de rodas para tentar obter um empréstimo de R$ 17 mil

Ceará1 semana atrás

76 mulheres foram assassinadas no Ceará nos três primeiros meses de 2024

Noticias48 minutos atrás

Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil

Noticias59 minutos atrás

Mulher é arrastada por correnteza do Rio Jaguaribe, ao tentar atravessar passagem molhada

Ceará1 hora atrás

Aproximadamente um em cada três domicílios cearenses enfrentam algum grau de insegurança alimentar

Videos3 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Iguatu21 horas atrás

Processo de Degradação Ambiental Ameaça a Lagoa da Bastiana em Iguatu

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Noticias3 dias atrás

Apenas 22% do público-alvo está vacinado contra a gripe

Videos3 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Noticias6 dias atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias6 dias atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu6 dias atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil6 dias atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo6 dias atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Noticias6 dias atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará6 dias atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 semana atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 semana atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Ceará1 semana atrás

Governador do Ceará se reúne com ministro de Minas e Energia sobre reclamações contra a Enel

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Colunas1 semana atrás

DIREITO E CIDADANIA: A CACHORADA E A SAÚDE PÚBLICA

Noticias1 semana atrás

Mulher foi conduzida à delegacia após levar um idoso morto em uma cadeira de rodas para tentar obter um empréstimo de R$ 17 mil

Ceará1 semana atrás

76 mulheres foram assassinadas no Ceará nos três primeiros meses de 2024

Videos3 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 16/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 15/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 15/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 12/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 11/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 04/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/04/2024

EM ALTA