AssuntosNet
Presidente promete ‘encarar’ mudança, admite erros e defende CPMF

“A presidenta Dilma Rousseff disse ontem que o Brasil vai ter que “encarar” a reforma da Previdência Social. Segundo ela, a população brasileira está envelhecendo, e a expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos em torno de 4,6 anos. As novas regras para o cálculo da aposentadoria, sancionadas em novembro, levam em consideração a soma da idade e o tempo de contribuição do segurado, a chamada regra 85/95 progressiva. A presidente Dilma defendeu nesta quinta (7) a reforma da Previdência, considerada essencial” para o ajuste fiscal, com elevação da idade para aposentadoria. Para ela, “não é possível” que as pessoas se aposentem com 55 anos, em média admitindo fixar idade mínima. Para que essa reforma passe, é preciso mudar a Constituição com aprovação de 3/5 dos deputados e senadores. Questionada sobre as dificuldades para conseguir esse apoio, Dilma declarou que negociará com trabalhadores, empresários, Congresso e opositores.” Declarações provocaram críticas imediatas de petistas, mas foram interpretadas pela equipe econômica como um sinal verde para a agenda básica estabelecida pelo novo ministro para este ano.
Greve dos peritos do INSS
A greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completou quatro meses essa semana e já é a paralisação mais longa da categoria. As negociações com o governo não avançaram nos últimos dias e não há previsão para o término da greve, de acordo com o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso. . Já a estimativa da ANMP é que 2 milhões de perícias tenham deixado de ser realizadas. A perícia é exigida para conseguir o auxílio-doença, aposentadoria especial por invalidez e para voltar ao trabalho depois da licença.Com a greve, muitos segurados estão sem receber os benefícios porque não conseguem ser atendidos por um médico perito. De acordo com o ministério, os termos do acordo encaminhado aos peritos médicos contemplam os mesmos itens oferecidos às demais categorias do funcionalismo, como reajuste de 10,8%, a ser pago em duas vezes, e reajuste dos benefícios sociais. Os grevistas pedem um aumento de 27,5%.
Malha fina
Cerca de 207,5 mil contribuintes que estavam na malha fina do Imposto de Renda neste ano vão acertar as contas com o Fisco. A Receita Federal abre nesta sexta-feira, (8) consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de janeiro. Ao todo, serão desembolsados R$ 450 milhões para declarações de 2008 a 2015. A lista com os nomes estará disponível a partir das 9 horas desta sexta-feira no site da Receita na internet www.receita.fazenda.gov.br. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permitem o acompanhamento das restituições.
Advogado público poderá atuar na área privada
A expectativa dos membros da Advocacia-Geral da União é que as propostas que aumentam os honorários da classe e abrem outras prerrogativas, como atuar no setor privado, sejam aprovadas no Congresso ainda no primeiro semestre deste ano. Para isso, a classe não ficará parada e irá até as duas Casas defender os projetos de lei que regulam a atuação dos membros da AGU. A análise é de Fernando Luis de Albuquerque Freitas, advogado-geral da União substituto.
Efeitos das chuvas e o agradecimento
Toda vez que chove em Iguatu como nas últimas horas, eis que os mesmos problemas de alagamentos nos mesmos locais, teimam em aparecer. Esgotos entupidos asfaltos e calçamentos destruídos e buracos viram crateras por conta da falta de ação efetiva da prefeitura. Desde maio não chovia com tanta intensidade no Ceará. As chuvas são bem vindas que já estão amenizando o quadro de seca em algumas cidades e melhorando, principalmente, o humor da população. A forma de agradecimento veio durante a missa realizada na capela de Fátima noite de quinta-feira como parte do evento “Cerco de Jericó” promovido pela Renovação carismática e que segue até o dia 10.
Turbulência na economia chinesa assusta emergentes
As recentes turbulências na economia chinesa, com a queda do yuan e as interrupções da Bolsa, acenderam alerta em países emergentes produtores de matérias- primas, como o Brasil. A China é o maior comprador mundial de insumos e de alimentos e deve divulgar neste mês se cumpriu sua meta de crescimento (7%) em 2015
Indústria do país retrocede sete anos
Produção recua 12% em novembro e volta ao patamar de janeiro de 2009; fabricação de máquinas cai 31%. A produção industrial brasileira voltou ao patamar de sete anos atrás em novembro, quando registrou queda de 12%, segundo o IBGE. A fabricação de máquinas, indicador de investimentos, recuou 31,2% no mês e 25% no ano, o que torna a recuperação futura do setor mais difícil e demorada. Com os números de 2015, a estimativa é que, em cinco anos, a indústria tenha encolhido 10%, informa Luciane Carneiro.
Quase metade dos devedores do Fies está inadimplente
Auditoria da Controladoria- Geral da União mostra que 47% das pessoas que pagam o governo federal pelo financiamento obtido via Fies estão inadimplentes. O dado é de 2014. De 315,1 mil contratos na amortização o aluno acabou o curso, completou a carência de 18 meses e já começou a pagar, há atraso em 148,5 mil. O governo diz que os acordos têm garantia, o que mitigaria os riscos.
-
Iguatu5 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias6 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias6 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo7 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias7 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Americando3 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés
-
Ceará7 dias atrás
60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico
-
Mundo7 dias atrás
Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV