Regional
Prefeitura de Cedro vai entregar tablets e capacitar profissionais de endemias
Dar mais agilidade aos serviços e ampliar a rede de atendimentos dos Agentes de Combate à Endemias junto à população, com o uso de novas tecnologias. É o que fará a Secretaria de saúde, ao realizar capacitações e entregar tablets, para fins de treinamento em campo das brigadas municipais de combate às arboviroses.
Atualmente, Cedro dispõe de 53 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 20 Agentes de Combate à Endemias (ACE). Os profissionais atuam diariamente na prevenção de doenças e na promoção à saúde da população. “Estamos atentos às demandas dos nossos Agentes. As capacitações e os tablets dão continuidade ao compromisso de aperfeiçoar o atendimento da gente cedrense”, ressalta o prefeito Dr. Nilson Diniz.
A prefeitura apresentou um balanço das ações adotadas no enfrentamento às arboviroses no Ceará e, em particular, no município. Presenças do diretor de Educação Profissional (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Caio Cavalcanti, e da Coordenadora da 17ª Regional de Saúde do Estado, sediada em Icó, Luciana Barreto, além do vice-prefeito, Joãozinho de Titico, do Secretário de Saúde, Russel Sírios, de vereadores e profissionais do setor. “Vamos destacar os resultados das políticas de combate locais, que têm o decisivo apoio da população, e assim reforçar o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde nos desafios do dia a dia com famílias na zona rural e urbana”, reforça o secretário Sírios.
Para avançar ainda mais nas estratégicas, a Prefeitura estuda ampliar a entrega de tablets para os ACS. Também ocorrerá realização do workshop “Criatividade no combate ao Aedes Aegypti“, onde será ministrado por Joaquim Francisco Cordeiro Neto, coordenador-adjunto de Comunicação Social e Marketing institucional da Universidade Federal do Ceará e professor do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda no Instituto de Cultura e Arte – ICA/UFC.
O programa consiste em “promover informações qualificadas para o combate ao mosquito Aedes aegypti e a redução do número de ocorrências de dengue, zika e chikungunya junto aos Agentes de Saúde. Consta ainda do pacote exercícios criativos com o desenvolvimento de artefatos de comunicação capazes de mobilizar a sociedade para o controle de focos do mosquito e o uso do aplicativo ‘Aedes em Foco’, para a realização coletiva de verificações semanais.
A implantação do aplicativo em Cedro tem a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio de ações estratégicas junto à população. Haverá treinamento em campo já com os tablets e o aplicativo “Aedes em foco – Agente de Endemias” nos bairros, tendo já em mão a lista dos profissionais envolvidos, quadras, dicas e planilhas de monitoramento em tempo real.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos

