Regional
Prefeitura de Cedro firma parceria com IFCE para combater o mosquito Aedes aegypti

A preocupação com a saúde da população local vem motivando novas ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Representantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Cedro, e da Prefeitura estiveram reunidos para discutir ações no município de combate ao vetor.
O encontro contou com a presença do prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, da secretária de Saúde, Sayonara Moura, secretários, agentes de Endemias, do chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão, professor Emannuel Diego e do coordenador do Curso Técnico de Informática, professor Saulo Bezerra.
A secretária de Saúde, Sayonara Moura, apresentou um balanço sobre as etapas já realizadas e as ações do novo planejamento, além dos índices do município. “O nosso principal objetivo é atingirmos as residências onde foram localizadas focos e este trabalho precisa da participação de todos”.
Criação de aplicativo
Buscando aproximar a população, principalmente os jovens conectados diariamente na internet, foi lançada a proposta aos representantes do IFCE, Campus de Cedro, para o desenvolvimento de um aplicativo que pode se tornar aliado no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
A iniciativa conta com apoio dos professores e estudantes, explica o Professor Saulo Bezerra. “A ideia da criação do aplicativo é que possamos levar à população a participar no combate ao mosquito unindo aqueles que estão conectados diariamente”.
Já existe um aplicativo semelhante o “Foca Dengue”. Apresentado durante a VII Movimento Científico Norte e Nordeste (MOCINN) em agosto de 2016 em Juazeiro do Norte, que recebeu credencial para participar de um evento internacional que acontecerá no Paraguai.
O aplicativo estará disponível para download ainda neste semestre, assim que estiver concluído e pronto para o uso haverá uma apresentação à comunidade.
Durante a reunião, foi formalizado o compromisso de formação de brigadas para intensificar os trabalhos de prevenção, em parceria com os moradores dos bairros da cidade. “Nossos agentes comunitários de Saúde realizarão treinamento teórico e prático, bem como a formação da brigada de combate à dengue”.
A brigada contra a dengue será formado por um grupo organizado de pessoas, capacitadas para atuar em áreas previamente identificadas onde existam focos do Aedes, realizando o bloqueio, diminuindo os riscos de transmissão de dengue, eliminando recipientes ou locais que, potencialmente, possam favorecer a proliferação do mosquito.
Cedro com baixa infestação
Dentre os municípios pertencentes à 17ª Coordenadoria Regional, com sede em Icó, Cedro é o que apresenta um dos menores índices de infestação predial (1,23%), com índice de incidência da arboviroses de (2,33), tornando menor percentual na região da 17ª CRES.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Americando7 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés
-
Noticias6 dias atrás
Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’
-
Mundo6 dias atrás
Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro
-
Iguatu7 dias atrás
Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu
-
Noticias6 dias atrás
MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
-
Esportes6 dias atrás
CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira
-
Noticias7 dias atrás
Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará
-
Noticias6 dias atrás
PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br