Mundo
Prefeito de Nagasaki alerta para ameaça no aniversário de ataque da bomba atômica
As armas nucleares apresentam uma “crise tangível e atual” após a invasão da Ucrânia, advertiu nesta terça-feira (9) o prefeito de Nagasaki, ao recordar o 77º aniversário do ataque com bomba atômica que destruiu a cidade japonesa.
“O uso de armas nucleares não é um medo infundado, e sim uma crise tangível presente”, declarou o prefeito Tomihisa Taue ao advertir que podem ser utilizadas por uma decisão ruim, uma falha ou ataques terroristas.
Em 9 de agosto de 1945, Nagasaki virou um inferno que deixou 74.000 mortos ao receber o impacto de uma bomba atômica três dias após o ataque contra Hiroshima.
Os dois ataques americanos levaram ao fim da Segunda Guerra Mundial. Até hoje o Japão é o único país que foi atacado por armas nucleares.
Mas Taue alertou nesta terça-feira que o país pode não ser o último.
“Em janeiro deste ano, os líderes dos Estrados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China divulgaram uma declaração conjunta afirmando que ‘uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada'”, recordou.
Fonte: G1
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

