Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Artigo

Precisamos falar de Marcelo (e Mirian) Sobreira. Por Jan Messias

Publicado

on

Em se tratando do cenário político de Iguatu, mesmo um observador míope não tem dificuldade em perceber que os principais atores locais ainda são capitaneados por Agenor Neto em um lado e Marcelo Sobreira de outro.
Nenhum dos dois é novato na política, mas Marcelo conta mais tempo, tendo dividido palanques com José Ilo Dantas e com o próprio Agenor Neto.
Após a saída da prefeitura de Iguatu com a popularidade em baixa e do cargo de deputado, Marcelo passou o bastão para a esposa, Mirian Sobreira, mulher de carisma, mas ainda com a imagem totalmente atrelada à sua. A prática não é nova nem inovadora, sendo mais uma lembrança de que nossa política ainda não mudou nem de estilo nem de sobrenome.
Se a personalidade política de Aderilo Alcântara, por sua história, sobrevive sem Agenor Neto, não podemos dizer o mesmo de Mirian sem Marcelo, que tem a imagem totalmente ligada à do marido. E se o carisma político de Agenor agrega votos a Aderilo e sua impopularidade também reflete na do atual prefeito, no caso de Mirian a impopularidade de Marcelo parece impactar de forma ainda mais aguda.
No tocante à condução política do maior grupo de oposição da cidade, os erros e omissões são graves e destes, talvez o mais gritante aconteceu com a troca do cargo de deputada na assembléia legislativa por uma secretaria.
As razões nem precisam ser explicitadas, mas a falta de ações e projetos de peso para a cidade usando essas secretarias é o mais gritante, demonstrando pouca presença ou peso político na esfera estadual.
Enquanto Agenor usa o poder político para conseguir mais mídia e popularidade a tudo o que faz, Marcelo não usa a evidência que uma secretaria daria para conseguir mais apoio popular. Desse modo a figura de Mirian não consegue aparecer e conquistar mais simpatia ou votos.
Na verdade, o que se nota, é o crescimento de uma oposição não tanto por acertos próprios, mas por erros alheios e impopularidade de Aderilo e Agenor.
Winston Churchill, grande estadista britânico, afirmou que a diferença entre a política e a guerra é que na guerra se morre apenas uma vez. Para Marcelo, parece que novamente as urnas irão confirmar a máxima do ex-primeiro-ministro.
Na última eleição, surfando na popularidade de Agenor Neto, Aderilo conseguiu cravar mais de 10.000 votos de diferença e apesar das mudanças na economia e na conjuntura política, a balança ainda pesa para o lado da situação, fato que não surpreende, dado o exposto. Mudaram as estações, passaram as eleições, mas o ‘modus operandi’ da oposição não mudou ( ou mudou minimamente ). Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo igual, já diz um ditado popular.
Diante disso, a população, termo menos citado nesse texto, segue tendo que escolher entre opções que não parecem ser o que se espera, mas apenas o que se tem à disposição.
No fim das contas, nesse duelo político de Iguatu, quem ganha pode até mudar de vez em quando, mas quem perde mesmo e sempre é o povo, que vira plateia para desse teatro barato.
*Jan Messias é professor, radialista por ofício e acompanha a política local para o jornalismo da Rádio Mais FM Educativa.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu3 horas atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias6 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias1 dia atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias1 dia atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias1 dia atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias2 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo6 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo6 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas7 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias7 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo7 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará7 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.