Brasil
Prazo para justificar ausência no 2° turno das eleições 2020 encerra nesta quinta-feira, 28
O eleitor que não compareceu às urnas no segundo turno das eleições municipais de 2020 tem até esta quinta-feira, 28 de janeiro, para justificar a ausência. A Justiça Eleitoral recomenda que a justificativa seja feita pelo celular, por meio do aplicativo e-Título, ou pelo computador, no Sistema Justifica. No Ceará, mais de 456 mil eleitores faltaram ao 2° turno, realizado em Fortaleza e Caucaia, no ano passado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).
Normalmente, caso a justificativa não seja realizada, é necessário pagar uma multa e quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições. Entretanto, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, assinou resolução na semana passada suspendendo as consequências legais para quem não votou, justificou ou pagou.
A medida considera que “a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no País impõem aos eleitores que não compareceram à votação, sobretudo àqueles em situação de maior vulnerabilidade, obstáculos para realizarem a justificativa eleitoral”.
Na prática, a suspensão das consequências é temporária. Quem não apresentar justificativa dentro do prazo, não sofrerá sanções em um primeiro momento, mas futuramente terá que regularizar a situação. A norma do TSE ficará vigente ao menos até que o plenário da corte vote a questão no mês que vem.
Embora suspenda os efeitos legais momentaneamente, o próprio texto da resolução da Justiça Eleitoral destaca que não se trata de uma anistia para quem não votou, pois tal decisão caberia apenas ao Congresso Nacional.
Fonte: O Povo
-
Ceará1 dia atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Brasil1 dia atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
-
Brasil1 dia atrásMais de 1 milhão de eleitores justificaram ausência no segundo turno até as 9h, informa TSE
-
Brasil1 dia atrásSegundo turno tem 58 ocorrências policiais e substituição de 900 urnas no Brasil
-
Brasil1 dia atrásLula e Flávio Bolsonaro votam no segundo turno das eleições 2026
-
Brasil1 dia atrásAPURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2026-SEGUNDO TURNO
-
Brasil3 dias atrásBrasil identifica indícios de minerais como cobre, ouro e prata no fundo do Atlântico
-
Mundo3 dias atrásFeira na China apresenta tecnologias para tarefas domésticas e cuidados com a saúde
