Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Por denúncias de tortura contra detentos justiça afasta toda diretoria de presídio no Ceará

Publicado

on

Nesta segunda-feira (26), a Justiça determinou o afastamento temporário de toda a diretoria da Unidade Prisional Agente Elias Alves da Silva (UP-IV), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. A decisão foi tomada pela Corregedoria-Geral de Presídios da Capital, do Tribunal de Justiça do Ceará, após denúncias de violência e maus-tratos contra internos da unidade.

Com a decisão, o diretor da UP-IV, o vice-diretor, o chefe de segurança e disciplina, o gerente administrativo da unidade e um policial penal serão afastados por 90 dias. A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP) tem 24 horas para cumprir a determinação.

Em nota, a SAP disse que repudia qualquer ato que atente contra a dignidade humana e que recebe visitas regulares de instituições fiscalizadoras. A pasta ainda disse que respeita e cumpre a decisão de imediato e se coloca como colaboradora permanente das apurações e orientações do Poder Judiciário.

Segundo os autos do processo, em uma das situações de violência, um dos internos da UP-IV precisou ser internado no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, por conta das agressões sofridas na unidade prisional.

Eduardo Scorsafava, desembargador e supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), disse que o afastamento é cautelar e que o judiciário está acompanhado o desenrolar das ações nas unidades prisionais.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA