Noticias
População mundial deve ultrapassar marca de 8 bilhões ainda em 2022
É celebrado nesta segunda-feira (11) o Dia Mundial da População, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar para as questões de planejamento e desenvolvimento populacional.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, pediu foco nas pessoas e igualdade com a chegada do marco. Desde meados do século XX, o mundo experimento um crescimento populacional sem precedentes; número mais do que triplicou entre 1950 e 2020.
De acordo com as Nações Unidas, ainda neste ano de 2022 nascerá o oitavo bilionésimo habitante da Terra.
Guterres afirmou que será um momento de celebrar a diversidade e “se maravilhar com os avanços na saúde que prolongaram a vida útil e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materno-infantil”.
O Secretário-Geral ressaltou que atingir uma população global de oito bilhões é um marco número, porém, o foco deve permanecer nas pessoas como responsabilidade compartilhada, que é “cuidar do planeta” e honrar os compromissos mútuos.
O líder da ONU pontuou que um mundo de oito bilhões de pessoas significa “oito bilhões de oportunidades para viver vidas dignas e realizadas”. Na contramão, ele lembrou que se habita num mundo de grande desigualdade e destacou a questão de gênero.
Para Guterres, estamos testemunhando novos ataques aos direitos das mulheres, incluindo serviços essenciais de saúde. As complicações relacionadas à gravidez e ao parto ainda são a principal causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos.
Fonte: CNN Brasil
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

