Ceará
População indígena chega a 56 mil e quase triplica no Ceará
Dados do Censo Demográfico de 2022 publicados nesta segunda-feira, 7, mostram que o Ceará tem 56.353 residentes indígenas. A pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou um avanço no recenseamento desse grupo. No Censo 2010, apenas 20.697 se consideravam indígenas. O número quase triplicou no Estado.
“Desde o último censo, houve uma busca de melhorias metodológicas do IBGE que envolveram várias questões, como a ampliação da cartografia, o mapeamento dessas comunidades e o diálogo”, explica o antropólogo e analista censitário de povos e comunidades tradicionais Fábio Jota.
Neste recenseamento, além de ter “índigena” como opção de raça e cor, como no Censo de 2010, a autodeclaração foi reforçada com a pergunta “você se considera indígena?”. Novas terras delimitadas oficialmente na última década também foram incluídas na pesquisa, como a dos Tapebas, em Caucaia.
O Ceará está entre os estados com menor quantidade de indígenas vivendo em terras oficialmente delimitadas, com 10.524, o que corresponde a 18% da população total do grupo. Esse dado demonstra o atraso na demarcação dos territórios. Apesar de ter 20 povos indígenas no Estado, apenas duas terras foram homologadas: Córrego João Pereira e Barra do Mundaú, ambas do povo Tremembé.
-
Iguatu3 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 20 Janeiro 2025
-
Iguatu6 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 16 Janeiro 2025
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – edição 21/01/25
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – edição 20/01/25
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – edição 17/01/25
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – edição 16/01/25
-
Videos20 horas atrás
Servidores voltam a ocupar ruas de Iguatu
-
Videos2 dias atrás
CCI oferta vagas nos cursos de Inglês e Espanhol para novo público de Iguatu e região – parte 2