Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Regional

População cearense aprova atendimento dos mais médicos nos municípios

Quixadá – Municípios e médicos tiveram até esta quinta-feira, 29, para aderirem ao novo edital de seleção para o Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Segundo o Ministério da Saúde, o edital garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), conhecido como Mais Médicos. No Ceará, 117 municípios puderam solicitar novas vagas. A seleção integra cidades que ainda não participam do programa. O resultado será divulgado somente no início de fevereiro.

Publicado

on

Quixadá – Municípios e médicos tiveram até esta quinta-feira, 29, para aderirem ao novo edital de seleção para o Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Segundo o Ministério da Saúde, o edital garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), conhecido como Mais Médicos. No Ceará, 117 municípios puderam solicitar novas vagas. A seleção integra cidades que ainda não participam do programa. O resultado será divulgado somente no início de fevereiro.

Conforme o Ministério da Saúde, estão aptas a aderir ao Programa, as prefeituras do Provab 2014, que encerra em fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social. Foram priorizadas, por exemplo, as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo e muito baixo, localizadas no Semiárido e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os distritos indígenas.

Beneficiados

Desde a sua criação, em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica, fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Por meio da iniciativa, 14.462 mil médicos passaram a atender a população de 3.785 mil municípios do País, o equivalente a 68% e os 34 Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). Cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados.

Na região Centro-Sul do Ceará, cinco municípios foram contemplados com mais vagas para o Programa de Valorização da Atenção Básica e para o Mais Médicos, que a partir deste ano foram unificados pelo Ministério da Saúde: Cariús, Icó, Iguatu, Jucás e Orós.

Moradores e coordenadores dos programas têm avaliação comum e positiva sobre a qualidade do atendimento. “A cobertura da atenção básica aumentou e todos estão satisfeitos porque são profissionais comprometidos”, disse a coordenadora de atenção básica de Icó, Lorena Alencar. “O município obteve três vagas e pediu a ampliação de mais cinco”.

Em Jucás, o secretário de Saúde, Gleison Lima, vive a expectativa de ampliar o número de profissionais em mais dois médicos. “Fizemos a adesão”, disse. Em Iguatu, a secretária de Saúde, Vanderlúcia Felipe Lobo, frisou que o município já conta com 21 profissionais do Mais Médicos, sendo 19 cubanos e dois brasileiros. “Havia duas vagas, mas o sistema só abriu para uma e estamos na luta para conseguir a outra”, explicou Vanderlúcia.

Em Cariús, as nove equipes estão completas e, segundo a coordenadora da Atenção Básica, Sheila Nicácio, houve apenas renovação. “O programa é positivo. Enfrentávamos dificuldades, cidade pequena, sem atrativo, e áreas rurais distantes. Há dois anos, estamos sem problemas”.

Em Quixadá, um dos municípios do Centro do Estado contemplado com o maior número de médicos dos dois programas na região, atualmente com nove, não demorou muito tempo para os profissionais cubanos se familiarizarem com as comunidades assistidas por eles e conquistarem a confiança de toda a população. A comunidade continua reclamando, mas não é deles. Os moradores não estão satisfeitos é com a falta de medicamentos e de estrutura para os médicos trabalharem”, comentou uma assistente que preferiu manter-se no anonimato.

Quanto aos médicos, muitos elogiam o trabalho deles. É o caso do aposentado José Ferreira, mais conhecido na comunidade de Califórnia, onde mora, como “Zé do Gado”. Quando precisa, o médico é sempre muito atencioso. Sempre sentia dores no coração, tinha problema de pressão e acreditava ser diabetes. Foi muito bem medicado e acabou descobrindo o problema, era nos rins. Agora precisa fazer hemodiálise. “Esse médico é uma bênção para a gente. Está sempre disposto a atender a todos e não se cansa de visitar toda a vizinhança”, ressaltou.

Profissionalismo

Noutra comunidade rural de Quixadá, na Várzea da Onça, a população é assistida por uma médica cubana. Conforme a secretária escolar Cássia Pinheiro Queiroz, os elogios são praticamente os mesmos: humildade, profissionalismo e disposição para atender os moradores.

Nos dias de atendimento, o posto de saúde sempre fica lotado, mas a médica só vai embora após atender o último paciente. Os problemas com a linguagem foram superados rapidamente, destacou a moradora.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica de Quixadá, Bruna Bezerra, hoje o município conta com cinco médicos do Mais Médicos, quatro deles estrangeiros, todos cubanos, e mais quatro brasileiros, por meio do outro programa de assistência à atenção básica, o Provab.

Com a manutenção desse efetivo a Cidade continuará tendo 100% de cobertura nos postos de saúde. Todavia, quatro médicos brasileiros optaram por fazem residência médica, noutras cidades. Por esse motivo é aguardada com expectativa a divulgação do resultado do edital de seleção do Ministério da Saúde.

Acerca das críticas sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde de Quixadá, a coordenadora explicou depender da Secretaria de Saúde do Estado. “O Município envia sua demanda de necessidades, mas às vezes o Estado demora a atender”.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias22 minutos atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias28 minutos atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos43 minutos atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu56 minutos atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias4 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias4 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias4 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu5 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias5 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias5 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias6 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias6 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias6 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos6 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.