Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Polícia prende milicianos suspeitos de participarem de morte de Marielle e Anderson

Publicado

on

Mãe e esposa de ex-PM suspeito de comandarem execução trabalharam até novembro em gabinete do filho de Jair Bolsonaro.

A polícia prendeu nesta terça-feira (22) suspeitos de participarem de morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes: o tenente reformado Maurício Silva da Costa, o major Ronald Paulo Alves Pereira, e os milicianos Laerte Silva de Lima, Manoel de Brito Batista e Benedito Aurélio Ferreira Carvalho.

Chefe da milícia de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio de Janeiro, e ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Adriano Magalhães da Nóbrega também está entre os alvos da operação Os Intocáveis, deflagrada nesta terça-feira (22). A ação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil, tem relação com o assassinato em março do ano passado da vereadora Marielle Franco (Psol).

O miliciano já recebeu uma homenagem de autoria do então deputado Flávio Bolsonaro (PSL), proposta na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em 2003, por sua “dedicação, brilhantismo e galhardia”, segundo o filho do presidente Jair Bolsonaro. Segundo reportagem do jornal O Globo, até novembro do ano passado, a mãe e a mulher do miliciano trabalhavam no gabinete de Flávio, na Alerj. Adriano teve prisão decretada, mas é considerado foragido. Outro miliciano preso na operação, o major da PM Ronald Paulo Alves Pereira também já foi homenageado por Flávio Bolsonaro.

A milícia de Rio das Pedras é considerada a organização criminosa mais forte e mais perigosa a atuar no Rio de Janeiro. Os criminosos são acusados de homicídios, ocultação de bens vindos de atividades ilegais por meio de “laranjas”, falsificação de documentos, pagamento de propina a agentes públicos, agiotagem, uso de ligações clandestinas de água e luz e uso da força e demonstração de poder como meio de intimidação.

Nesta segunda-feira (21), quando a operação contra a milícia ainda não havia sido deflagrada, o jornal O Globo informou que Fabrício Queiroz, o ex-motorista de Flávio Bolsonaro, se escondeu em uma casa na favela de Rio das Pedras em dezembro do ano passado, logo depois de vir à tona o escândalo das movimentações bancárias de R$ 7 milhões. As operações foram descobertas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Uma das interrogações da imprensa e do Ministério Público no caso que envolve os depósitos em contas de integrantes da família Bolsonaro diz respeito ao rápido crescimento do patrimônio de Flávio Bolsonaro. Reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” desta terça-feira (22) mostra que, ao contrário do que o senador eleito afirma, sua evolução financeira teve início antes dele se tornar empresário.

O atual presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), que frequentemente elogia torturadores da ditadura militar, sempre defendeu como deputado federal pelo Rio de Janeiro a atuação das milícias. Bolsonaro já afirmou que “o crime de extermínio (praticado por milicianos) será muito bem-vindo”.

“Tem gente que é favorável à milícia, que é a maneira que eles têm de se ver livres da violência. Naquela região onde a milícia é paga, não tem violência”, disse Bolsonaro, em um de seus discursos na Câmara Federal, contrariando todas as estatísticas do alto índice de violência contra moradores em comunidades onde milicianos atuam.

Já o senador eleito Flávio Bolsonaro, no alvo de investigações do Ministério Público, votou contra a instalação da CPI das Milícias, em 2007, como deputado estadual. O herdeiro de Bolsonaro foi além e chegou a propor um projeto de lei para regulamentar a atividade das “polícias mineiras”. “Dizem que as milícias cobram tarifas, mas eu conheço comunidades em que os trabalhadores fazem questão de pagar R$ 15 para não ter traficantes”, afirmou Flávio Bolsonaro, à época.

O assassinato da vereadora Marielle e do motorista Anderson Gomes completará um ano em março. Nos últimos meses do governo de Michel Temer, o então ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, ao ser pressionado para dar solução ao caso, afirmou que a morte da parlamentar envolvia “sem sombra de dúvida, políticos e agentes públicos”. Desde então, nada mais foi dito sobre quem seriam os políticos implicados no crime.

Brasil de Fato

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará11 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará11 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará11 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias1 dia atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias1 dia atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu1 dia atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias7 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias7 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias7 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos1 semana atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.