Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Policial

Polícia Civil interdita mina ilegal em Icó e apreende 100 kg de explosivos

Uma ação da Polícia Civil de Icó, a partir de uma denúncia anônima, levou a interdição de uma mina que trabalhava de forma ilegal no sítio Prata, município de Icó.

Publicado

on

Uma ação da Polícia Civil de Icó, a partir de uma denúncia anônima, levou a interdição de uma mina que trabalhava de forma ilegal no sítio Prata, município de Icó.

 

De acordo com as informações, inspetores chegaram no local informado e deram voz de prisão a quatro homens que trabalhavam na extração de pedra amazonita. Eles afirmaram que a carga era levada para a China, onde se transformaria em bijuterias.

Conforme o depoimento dos trabalhadores ao delegado regional de Polícia Civil de Icó, Marcos Sandro Nazaré, há seis meses realizavam esse tipo de mineração em uma pá carregadeira. Entretanto, as investigações deram continuidade e foi descoberto, no entorno da obra, em um matagal, 100 quilos de material explosivo.

O material era preparado à base de fertilizantes de nitrato de amônio e embebidos em óleo diesel. Todo o material, juntamente com espoletas e fios detonadores foram apreendidos. Segundo o delegado, esse tipo de preparo é ilegal e investigado no Brasi, sendo comumente utilizado para explodir caixas eletrônicos em bancos.

O dono da mina, Izaque Luzia Alves, se apresentou à Polícia Civil e confirmou adminstrar o garimpo, garantindo ainda que a pedra amazonita não é preciosa. Ainda afirmou que a pedra seria usada para fins industriais e que estava em processo de legalização da extração através de licenças.

De acordo com informações da Polícia Civil de Icó, o mesmo deve ser indiciado por crime ambiental e posse ilegal de artefato explosivo previsto no estatuto do desarmamento. O material explosivo será levado para o Grupo de Ações Táticas Especiais [GATE] de Fortaleza. A pedra amazonita, de cor esverdeada, pertence às pedras pedras sagradas dos índios

* Com informações da Polícia Civil, através do radialista Richard Lopes, e divulgação do site Miséria \ Icó é Notícia

Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA