Noticias
Pneumococo: uma bactéria que pode causar doenças graves e mortais
O pneumococo é uma bactéria que pode infectar diversas partes do corpo humano, como os pulmões, os ouvidos, os seios da face, a garganta e as meninges. Ele é responsável por doenças como pneumonia, meningite, otite, sinusite, bronquite e laringite. Em alguns casos, ele pode se espalhar pelo sangue e causar sepse, uma infecção generalizada que pode levar à morte.
As doenças pneumocócicas são um grave problema de saúde pública no mundo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), elas matam cerca de 15% das crianças menores de 5 anos em todo o planeta. Na América Latina e no Caribe, elas são a maior causa de morte infantil por uma doença que pode ser prevenida por vacina, com até 28 mil óbitos por ano.
A vacinação é a principal forma de prevenir as doenças pneumocócicas. A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda que todas as crianças recebam a vacina contra o pneumococo, que protege contra os tipos mais comuns e perigosos da bactéria. A vacina também está indicada para adultos com mais de 60 anos ou com doenças crônicas.
O pneumococo é mais frequente no inverno e pode se associar ao vírus da gripe, causando quadros mais graves. Por isso, é importante se proteger contra as duas infecções, mantendo a vacinação em dia e adotando medidas de higiene e distanciamento social. Assim, é possível evitar complicações e salvar vidas.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

