Conecte-se conosco

Regional

Plataforma digital é usada para localizar alunos fora da escola em Cedro

Publicado

on

Criança fora da escola é uma realidade que o município de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará, não quer ter. Para isso, na manhã desta quarta-feira (31), membros do Comitê Municipal de Busca Ativa Escolar se reuniram para definir ações estratégicas que possam melhorar os índices na educação municipal e evitar a evasão dos estudantes.

Na reunião, houve a apresentação das atividades e de prestação de contas de ações que foram desenvolvidas desde setembro do ano passado pelo programa. Um levantamento do número de crianças fora de sala de aula também foi explanado. A equipe contou com a parceria de agentes comunitários de Saúde (ACS) para um mapeamento no município por faixa etária através das Unidades Básicas de Saúde.

O apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro Especializado de Assistência Social (Creas) e Serviço Comunitário de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é fundamental para o acompanhamento das famílias nos distritos de Cedro. As coordenações dos Programas Criança Feliz e o Mais Infância também têm fortalecido o projeto. Após o encontro, serão realizadas novas parcerias com entidades, sociedade civil e instituições governamentais.

Na busca ativa dos alunos fora da sala de aula, usa-se a plataforma online quem tem sido um passo importante para os membros do Comitê para alimentar o sistema e assim as informações serem repassados aos órgãos competentes. “O interessante é obter grandes resultados aqui em Cedro. Ficamos felizes quando há o reconhecimento de todo um trabalho desenvolvido no município como esse que preza pelo crescimento dos estudantes”, afirmou a técnica da secretaria de Educação, Aldenoura Gomes.

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, acredita no potencial dos alunos e destaca a importância do comitê no município para alavancar as políticas públicas educacionais. “Temos que lutar pelos excluídos e apontar a presença da família na escola. Só assim, as crianças e adolescentes poderão se preparar para um futuro mais digno”, complementa Dr. Nilson Diniz.

A participação do Conselho Tutelar tem sido fundamental. “Após o atendimento com as famílias, nós verificamos se o filho está fora de sala de aula, se estiver, de mediato acionamos o Comitê Municipal de Busca Ativa que logo entra em contato com essa família”, concluiu Edigagilda Marcolino, conselheira tutelar.

Iniciado o período letivo no último dia 29, o próximo passo será o acompanhamento das crianças e adolescentes em sala de aula.

A reunião contou com a presença da presidente do Comitê, Ana Vieira, as Conselheiras Tutelares Edgagilda Marcolino e Cinthia Maciel, o Educador Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, Janiere Souza, Agente Comunitária de Saúde (ACS), Ana Mélia, representante da Liga Cedrense das Associações Comunitárias, Celso de Bia e técnicos da Secretaria de Educação, Marta Olga e Aldenoura Gomes.

Diário Centro Sul

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos16 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias18 horas atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo19 horas atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos19 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias19 horas atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos23 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias2 dias atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias2 dias atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará2 dias atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

Mundo3 dias atrás

Donald Trump anuncia tarifa de 10% sobre todos os produtos brasileiros

Ceará3 dias atrás

Mulheres representam a maioria da população, no estado do Ceará

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025

Noticias3 dias atrás

Espetáculo Gólgota, encenado pelo Grupo Populart, celebra 32 anos em 2025

Noticias4 dias atrás

Mês de março de 2025 apresentou chuvas dentro da média histórica no Ceará

Noticias4 dias atrás

Criminosos incendeiam caixão durante velório no Ceará, carbonizando o corpo

Noticias4 dias atrás

Estudante universitário tem perna amputada após ser atingido por motorista embriagado em Juazeiro do Norte

Ceará5 dias atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará5 dias atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias5 dias atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias5 dias atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia5 dias atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará5 dias atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias5 dias atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu1 semana atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.