Brasil
Pix é a forma de pagamento mais utilizada no Brasil, superando dinheiro em espécie
O Banco Central (BC) divulgou nesta quarta-feira (4) que o Pix, serviço de pagamento instantâneo.
O Banco Central (BC) divulgou nesta quarta-feira (4) que o Pix, serviço de pagamento instantâneo, tornou-se a modalidade mais popular entre os brasileiros, superando as transações com dinheiro em espécie após quatro anos de seu lançamento. Segundo a pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, 76,4% da população utiliza o Pix, sendo a forma de pagamento mais frequente para 46% dos entrevistados.
Em 2021, o Pix já era usado por 46% da população, mas apenas 17% o utilizavam com maior frequência. O cartão de débito é a segunda forma de pagamento mais utilizada atualmente, com 69,1% dos brasileiros, seguido pelo dinheiro em espécie, usado por 68,9%. No levantamento de 2021, 83,6% da população utilizava dinheiro em espécie, com 42% o utilizando com maior frequência.
O cartão de crédito é usado por 51,6% da população e é o meio mais frequente nos estabelecimentos comerciais, com 42% das transações, comparado a 25,7% do Pix.
A pesquisa foi realizada entre 28 de maio e 1º de julho, com 2 mil entrevistados, incluindo mil caixas de estabelecimentos comerciais de capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes. O estudo tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,1%.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

