Mundo
Pistorius, ex-atleta paralímpico condenado por matar a namorada, é solto na África do Sul
O ex-velocista sul-africano Oscar Pistorius, conhecido por ser o primeiro atleta paralímpico a competir em uma Olimpíada, foi libertado sob condicional nesta sexta-feira (5), na cidade de Pretória, África do Sul, quase uma década após o trágico incidente em que matou a tiros sua então namorada, a modelo Reeva Steenkamp, no banheiro de sua residência.
O Departamento de Correções da África do Sul comunicou brevemente, por volta das 8h30, que Pistorius havia sido liberado e estava “agora em casa”, sem detalhar mais sobre a situação, além de confirmar sua nova condição de “liberdade condicional”.
Aos 37 anos, Pistorius cumpriu quase nove anos de sua sentença original de 13 anos e cinco meses pelo assassinato de Reeva Steenkamp em 2013, no Dia dos Namorados. Ele se tornou elegível para a liberdade condicional após cumprir pelo menos metade de sua sentença e recebeu aprovação para a condicional em novembro de 2023.
Singabakho Nxumalo, porta-voz do Departamento de Correções, informou à agência de notícias The Associated Press que Pistorius seguiu o protocolo usual para ser libertado: ele foi transferido do Centro Correcional de Atteridgeville, em Pretória, para um escritório de liberdade condicional antes de ser solto para reunir-se com sua família. Nxumalo se recusou a fornecer detalhes sobre o horário exato da libertação ou seu paradeiro atual.
Em março, o pedido de liberdade condicional de Pistorius foi inicialmente rejeitado, porém, em outubro, após cumprir mais da metade de sua sentença, o Tribunal Constitucional da África do Sul determinou que ele poderia se qualificar para a liberdade condicional.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

