Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Policial

PF prende no Ceará envolvido com tráfico internacional de drogas durante megaoperação

Publicado

on

A Polícia Federal prendeu no Ceará, nesta terça-feira (18), uma pessoa suspeita de envolvimento com o tráfico internacional de drogas durante uma megaoperação realizada em 12 estados e no Distrito Federal.

Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido no Ceará durante a ação. Porém, o órgão não informou o que foi apreendido pelos policiais.

No total, são cumpridos 139 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão (20 prisões preventivas e 30 prisões temporárias).

Resumo da operação:

PF realiza operação para desarticular tráfico internacional de drogas
Mandados são cumpridos em 12 estados e no DF
SP concentra maior parte dos mandados
Investigações começaram em 2018 pela PF de Pernambuco
Traficante preso no interior de SP em 2019 foi peça-chave para deflagar operação
Justiça determinou sequestro de bens como aviões, helicópteros e propriedades rurais, além do bloqueio de R$ 100 milhões ligados a investigados na operação
Batizada de Além-Mar, a operação também ocorre nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Os policiais investigam o crime de lavagem de dinheiro, além de buscarem provas para confirmar o envio de drogas para o exterior e o uso de helicópteros para o transporte de cocaína pelo Brasil.

Segundo a PF, toneladas de cocaína foram exportadas para a Europa pelos portos brasileiros, especialmente no Porto de Natal no Rio Grande do Norte. Entre março e julho, foram apreendidos mais de 1,5 tonelada de cocaína.

A Justiça Federal determinou a apreensão de aviões (7), helicópteros (5), caminhões (42) e imóveis (35) urbanos e rurais (fazendas) ligados aos investigados e ao esquema criminoso, além do bloqueio de R$100 milhões.

Entenda o esquema

Segundo as investigações, quatro organizações criminosas atuavam conjuntamente para exportar cocaína para a Europa por meio de portos brasileiros, especialmente no Porto de Natal/RN.

Três das quatro organizações atuavam em São Paulo, sendo duas na capital paulista e uma em Campinas, no interior do estado.

Um dos núcleos na cidade de SP operava no Brás e servia como banco, era responsável pelas movimentações financeiras

A droga vinha do Paraguai e era distribuída por vias áreas em território nacional e internacional por uma das organizações de SP e outra de Campinas

A quarta organização operava no Recife, e era composta por empresários do setor de transporte de cargas, funcionários e motoristas de caminhão cooptados. O núcleo era responsável pela logística de transporte rodoviário da droga e o armazenamento de carga até o momento de sua ocultação nos contêineres.

Fonte: G1 CE

Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA