Brasil

Petrobras testa tecnologia para produzir petroquímicos renováveis a partir de óleo de soja

Published

on

A Petrobras, por meio de seu Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes), desenvolveu uma tecnologia que permite produzir produtos petroquímicos totalmente renováveis a partir de óleo de soja. A tecnologia foi testada com sucesso na Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), que fica na cidade de Rio Grande (RS), e que pertence à estatal.

A tecnologia consiste em processar 100% de óleo de soja em uma unidade de refino industrial, gerando insumos petroquímicos e combustíveis renováveis como GLP, combustíveis marítimos, propeno e bioaromáticos (BTX – benzeno, tolueno e xileno). Esses produtos são usados nas indústrias da borracha sintética, nylon e PVC, e também podem formular gasolinas de alto desempenho, praticamente isentas de enxofre.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a companhia tem como uma de suas prioridades a transição energética e que a inovação é uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. “Estamos fazendo derivados típicos de petróleo a partir de óleo vegetal. É a Petrobras voltando a liderar grandes processos de transformação técnica, econômica e social, com repercussão global”, disse Prates.

O diretor-superintendente da RPR, Felipe Jorge, destacou que a estratégia é planejar o futuro, sem prejudicar o abastecimento atual. Ele disse que a tecnologia da Petrobras licenciada para a Riograndense vai permitir, já no próximo ano, produzir renováveis sem deixar de atender o mercado de produtos e combustíveis. Ele também ressaltou que o óleo de soja é uma matéria-prima abundante e de baixo custo no Brasil.

EM ALTA

Sair da versão mobile