Brasil
Fiocruz entrega ao SUS medicamentos para tratar hepatite C com alta taxa de cura
O SUS vai contar com uma nova opção de tratamento para a hepatite C, com alto percentual de cura, graças à produção de medicamentos pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz). A Fiocruz anunciou nesta quarta-feira (08) que entregou ao Ministério da Saúde 800,8 mil unidades dos medicamentos sofosbuvir e daclatasvir, que foram produzidos por meio de uma parceria de transferência de tecnologia com a farmacêutica Blanver S.A.
Esses medicamentos, combinados entre si, são as recomendações preferenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento da hepatite C, uma doença viral que afeta o fígado e pode causar cirrose e câncer. Eles são efetivos contra diferentes tipos de vírus causadores da hepatite e têm poucos efeitos colaterais.
A produção nacional desses medicamentos por Farmanguinhos representa uma economia de cerca de R$ 40 milhões ao ano ao SUS, que oferece o tratamento gratuito para a hepatite C desde 2015. Além disso, a Fiocruz também vai fornecer o medicamento ribavirina, que trata outras hepatites virais, e o ravidasvir, que também trata a hepatite C, em parceria com a DNDi e a farmacêutica egípcia Pharco Pharmaceuticals.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a companhia tem como uma de suas prioridades a transição energética e que a inovação é uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. “Estamos fazendo derivados típicos de petróleo a partir de óleo vegetal. É a Petrobras voltando a liderar grandes processos de transformação técnica, econômica e social, com repercussão global”, disse Prates. Entre 2000 e 2021, o Brasil confirmou 718.651 casos de hepatites virais, segundo o Ministério da Saúde. Desse total, 279.872 (38,9%) foram de hepatite C. O Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais mostra que a doença é mais frequente em pessoas acima de 40 anos e que a maioria dos casos é diagnosticada tardiamente. Por isso, é importante fazer o teste rápido, que está disponível na rede pública de saúde.
<strong>Ouça nossos Podcasts!</strong>
PODCAST MAIS JUSTIÇA – CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

