Empregos
Pessoas em situação de rua ganham oportunidade de emprego temporário no Cine Ceará
A Praça do Ferreira, no Bairro Centro, em Fortaleza, é abrigo para Edvanir Pereira, 46, que acompanha o nascer do sol e o chegar da noite dependendo da solidariedade dos transeuntes. O local, porém, também virou lugar de trabalho. Ela e outras nove pessoas em situação de rua estão prestando serviços na 29ª edição do Cine Ceará, que começou no último sábado (31) e segue até próxima sexta-feira (6).
O grupo de pessoas está ajudando na limpeza e desmontagem de parte da estrutura do Cinema na Praça, que tem exibição de filmes, longas e curtas ao ar livre. A programação tem como público-alvo a própria população que habita o local. São desenvolvidas ainda atividades de slackline, biblioteca da rua e batuque.
Neste ano, o festival tem parceria do Instituto Compartilha e do Coletivo ArRUAaça, que realizam intervenções culturais. Os dois projetos foram responsáveis pela seleção das 10 pessoas que estão trabalhando no evento, das 17h à 0h.
Para Edvanir Pereira, que foi parar na rua após ceder ao vício do crack, mas está há três meses sem usar a droga, a oportunidade profissional “acende uma luz no fim do túnel”. Vestida com a blusa do Cine Ceará, pronta para iniciar a limpeza do ambiente, a mulher não conteve a lágrima nos olhos ao falar do que chama de “recomeço”.
“É muito difícil ter oportunidade para morador de rua. Ocupa a nossa mente, porque quem vive aqui sofre muita violência, física e psicológica. E o pessoal do evento trata bem a gente, como se fosse normal. Eu falo isso porque às vezes me sinto rejeitada pela sociedade, mas aqui me sinto igual a todo mundo, é uma mão amiga de verdade”, considera.
Entre os ganhos do emprego provisório aos moradores, o ativista social André Foca, que integra os dois coletivos Compartilha e ArRUAaça, destaca a capacidade de reinserção social. ““O evento respeita as pessoas que estão no território. A galera se sente reconhecida e abraçada com dignidade, de poder participar do evento trabalhando, gerando uma renda, mesmo que seja de forma temporária, e contribuindo para uma coisa que está acontecendo na praça onde vivem”.
Fonte: G1 Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

