Ceará
Pesquisa do IBGE revela que 14 mil residências no Ceará ainda estão sem acesso à energia elétrica
O acesso à energia elétrica é considerado essencial para a realização de diversas atividades do dia a dia, como o funcionamento de eletrodomésticos, o estudo e o lazer. No entanto, segundo dados recentes, cerca de 14 mil residências no Ceará ainda não contam com esse serviço básico. A informação faz parte da pesquisa PNAD Contínua: Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2024, divulgada pelo IBGE na última sexta-feira (22).
O levantamento mostra que, embora o estado apresente uma alta cobertura de energia elétrica — com 99,6% dos domicílios urbanos e 99,5% dos rurais atendidos — ainda há uma parcela da população sem acesso à rede geral ou com fornecimento irregular. Dos 3,265 milhões de domicílios registrados no Ceará em 2024, cerca de 3,243 milhões estavam conectados à rede elétrica, enquanto outros 8 mil utilizavam fontes alternativas, como geradores, energia solar ou eólica.
Apesar dos avanços, o fornecimento contínuo de energia ainda não é realidade para todos. Entre os domicílios ligados à rede geral, 97 mil apresentaram algum tipo de interrupção no serviço, sendo 72 mil na área urbana e 25 mil na zona rural. O dado chama atenção frente à meta estabelecida pela ONU na Agenda 2030, que prevê acesso universal, confiável e sustentável à energia para toda a população.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

