Ceará
Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século
Após mais de um século sem registros de reprodução na região, o periquito cara-suja, uma espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), situada no Planalto da Ibiapaba, entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). O nascimento de três filhotes marca um acontecimento histórico e reforça a importância dos esforços de conservação para a preservação da biodiversidade da região.
Esse avanço é fruto do Projeto Refaunar Arvorar, uma iniciativa do Parque Arvorar — um centro de educação e conservação ambiental vinculado ao Beach Park — realizado em parceria com as ONGs Aquasis e Associação Caatinga, com o apoio do Ibama. Para a gerente do Parque Arvorar, Leanne Soares, esse nascimento representa um novo ciclo de vida para a espécie em seu habitat natural, sinalizando uma possível recuperação populacional no futuro.
O periquito cara-suja sofreu severa redução populacional ao longo dos últimos 50 anos, desaparecendo completamente de algumas áreas do Nordeste. Até 2017, a espécie figurava na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção na categoria “criticamente em perigo” (CR). No Ceará, sua última reprodução registrada ocorreu no início do século passado e, atualmente, muitas das áreas onde já foi encontrada não possuem mais condições adequadas para sua sobrevivência, tornando iniciativas como essa essenciais para sua preservação.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

