Ceará
Pela primeira vez, o dia da Consciência Negra será celebrado como feriado no Ceará
Pela primeira vez, o Dia de Zumbi e da Consciência Negra será considerado feriado no Ceará.

Pela primeira vez, o Dia de Zumbi e da Consciência Negra será considerado feriado no Ceará. A data, celebrada em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e relembra sua memória importante. O feriado foi instituído nacionalmente em dezembro de 2023, através da Lei nº 14.759, sancionada pelo presidente Lula.
Em 2011, a então presidente da República, Dilma Rousseff, assinou a Lei nº 12.519, que garantiu a comemoração da data todo dia 20 de novembro, sem que fosse oficialmente incluída no calendário nacional.
Nascido livre no quilombo, Zumbi dos Palmares foi um dos últimos líderes do Quilombo de Palmares e sobrinho de Ganga Zumba. Durante uma expedição, foi sequestrado por caçadores de escravos e vendido ao padre Antônio Melo, conforme explica o historiador Hilário Ferreira.
“Há uma disputa de narrativas simbólicas entre personalidades negras, com tentativas de ‘transferir’ a data para 25 de março, Data Magna do Ceará,” comenta Hilário.
“Essa narrativa do 25 de março tornou-se muito forte, tanto que é feriado aqui [no Ceará], mas não nos representa. Quando digo que não nos representa, não quero que seja descartada, mas sim refletida.”
O historiador ressalta que a data é resultado de várias lutas travadas por africanos e afrodescendentes, escravizados e libertos no século 19.
“O 20 de novembro foi escolhido pelo Grupo de União e Consciência Negra do Ceará (Grucon-CE) como símbolo da luta contra o racismo e todas as formas de marginalização que ainda existem na sociedade brasileira”, explica.
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu7 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu
-
Noticias7 dias atrás
Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial