Política
Pela nona vez Pimentel integra lista dos ‘Cabeças do Congresso’
O PT é o partido com mais parlamentares na relação do Diap. O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), está pela nona vez entre os ‘Cabeças do Congresso’, relação dos cem parlamentares mais influentes do Poder Legislativo. A lista é feita com base em pesquisa anual realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O Partido dos Trabalhadores é o que tem maior número de representantes na lista, com 26 parlamentares figurando entre os principais líderes do Congresso Nacional.
O PT é o partido com mais parlamentares na relação do Diap. O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), está pela nona vez entre os ‘Cabeças do Congresso’, relação dos cem parlamentares mais influentes do Poder Legislativo. A lista é feita com base em pesquisa anual realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O Partido dos Trabalhadores é o que tem maior número de representantes na lista, com 26 parlamentares figurando entre os principais líderes do Congresso Nacional.
Assim como no ano passado, Pimentel destacou-se pela capacidade de negociação. Segundo o estudo do Diap, o bom negociador é aquele que tem credibilidade, cordialidade, controle emocional, habilidade no uso das palavras, discrição e, principalmente, capacidade de construir acordos.
Além de José Pimentel, mais quatro parlamentares cearenses estão no rol dos “Cabeças do Congresso’: os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB) e os deputados André Figueiredo (PDT) e José Guimarães (PT).
Critérios – Para a definição dos cem parlamentares que comandam o processo de decisão no Congresso, a equipe do DIAP faz entrevistas com deputados, senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos. O órgão também examina a formação acadêmica, trajetória profissional e, principalmente, a atuação de cada deputado e senador.
Pimentel – Como líder do governo no Congresso, compete a José Pimentel articular a votação de importantes matérias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. Cabe, também, a ele, coordenar a instalação das comissões mistas que fazem a análise prévia das medidas provisórias.
Pimentel é, ainda, membro titular das duas comissões mais importantes e movimentadas do Senado: a de Constituição e Justiça e a de Assuntos Econômicos. Ele também trabalha em subcomissões e frentes parlamentares, além de ser autor e relator de diversos projetos em tramitação no Congresso.
Entre as propostas relatadas por Pimentel neste ano, destaca-se o novo Plano Nacional de Educação, que eleva os investimentos no setor para 10% do Produto Interno Bruto do país. O relatório do senador sobre o plano foi aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

