Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Passageiros nos EUA enfrentam cancelamentos de voos por causa do shutdown do governo Trump

Publicado

on

Mais de 800 voos domésticos nos Estados Unidos foram cancelados nesta sexta-feira (7) devido à falta de funcionários provocada pelo shutdown do governo, uma paralisação causada pelo impasse no Congresso para aprovar o orçamento de 2026. Os cancelamentos acontecem após o Departamento de Transportes dos EUA determinar, na quarta-feira (5), uma redução gradual de até 10% nos voos domésticos, iniciando com 4% nesta sexta e aumentando progressivamente até a próxima sexta-feira (14). A medida, por enquanto, não afeta voos internacionais, incluindo aqueles com destino ao Brasil.

A paralisação tem impactado funcionários de aeroportos e controladores de tráfego aéreo, muitos dos quais estão trabalhando sem remuneração desde 1º de outubro. Até a manhã desta sexta, 824 voos domésticos já haviam sido cancelados e mais de 1.100 apresentavam atrasos, segundo o site de monitoramento FlightAware. Cerca de 40 aeroportos em todo o país foram afetados, e as companhias Delta e American Airlines já anunciaram cancelamentos adicionais: 170 voos pela Delta e 220 pela American Airlines por dia até segunda-feira.

O shutdown, que nesta sexta entra no 38º dia, é o mais longo da história dos EUA e vem prejudicando diversos serviços públicos. Na aviação, a falta de controladores de voo tem intensificado os atrasos e cancelamentos, agravando os impactos do impasse político entre republicanos e democratas.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA