Política
Partidos já articulam indicação de nomes para o Governo do Ceará
Uma movimentação nos bastidores da política cearense já está em curso para a escolha dos candidatos que disputarão a vaga de vice no comando do Governo do Estado.
Base e oposição já cogitam nomes, traçam estratégias e se articulam para compor a chapa. No cálculo, conta a influência política dos pré-candidatos, tamanho das bancadas e a articulação nas cidades do interior.
Faltando cerca de seis meses para o dia da eleição em 2022, os dirigentes dos maiores partidos no Ceará não escondem a intenção de compor a chapa majoritária e falam abertamente sobre o assunto.
Nas últimas semana,s a figura da vice-governadoria ganhou ainda mais simbologia, uma vez que Izolda Cela (PDT), após sete anos e três meses, deixou a função para assumir, pela primeira vez na história, o cargo de governadora efetiva do Ceará.
Para além da importância constitucional do cargo, especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste avaliam que a posição de vice, na conjuntura atual, não é decorativa.
Segundo a avaliação, a escolha para compor chapa majoritária passa por uma composição de alianças que levam em conta acordos e interesses partidários, além de uma possibilidade real de que os vices assumam o comando do Executivo, de forma temporária ou não.
Nesse contexto, partidos como PT, PSD, Psol e União Brasil, já estabelecem conversas internas para escolher um nome competitivo. Essa decisão, porém, deve ser tomada em acordo com as demais siglas que poderão compor a coligação.
“Falar de vice é falar de coalisão […], esse lugar é cobiçado porque o vice exerce a função de Chefe do Executivo. A depender de quem são esses nomes, um vice pode assumir função de protagonismo e a ideia é essa. São papeis importantes dentro do que se pensou para o projeto político”, destaca a Cientista Política Monalisa Torres, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
UNIÃO BRASIL JÁ INDICA NOMES
Pré-candidato a governador pelo grupo de oposição, Capitão Wagner (União Brasil) é o único no jogo político cearense a mencionar publicamente alguns nomes que poderão compor uma candidatura de vice.
Em um dos encontros do União Brasil, no dia 1ª de abril, ele afirmou que ainda não é o momento da decisão, e que o partido deverá anunciar uma posição em junho. Wagner, porém, fez questão de mencionar alguns quadros que estão na concorrência.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

