Ceará
Participantes do Enem podem obter certificado do Ensino Médio
Como fazer para receber o certificado de conclusão do Ensino Médio através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das maiores dúvidas dos participantes que realizaram o teste com essa finalidade. Os candidatos que optaram pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) como instituição certificadora, no ato da inscrição, deverão procurar um dos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) com os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4.
Os critérios para obter o certificado de Ensino Médio, por meio do ENEM, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), são: ter 18 anos ou mais na data da realização da primeira prova; ter atingido a pontuação mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e pelo menos 500 pontos na redação. A iniciativa é destinada às pessoas que não concluíram o Ensino Médio em idade adequada.
Caso o aluno não tenha alcançado a pontuação necessária em todas áreas, mas ainda deseja obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, ele poderá solicitar uma declaração parcial de proficiência ao Ceja, com a pontuação das áreas de conhecimento em que obteve o resultado satisfatório. Com este documento, o estudante terá a opção de fazer a matrícula no Centro para cursar as disciplinas que faltarem para receber a certificação.
Em 2009, o MEC ampliou os objetivos do Enem e incluiu a certificação. A Seduc solicitou ao Conselho de Educação do Ceará autorização para realizar a certificação nos Cejas, dos quais, nove estão na capital e 23 no interior. Conforme a legislação nacional, os Institutos Federais de Educação também podem fazer a certificação.
Veja a localização dos Centros de Educação de Jovens e Adultos: AQUI.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

