Iguatu
Parentes de internos de Iguatu aguardam regularização das visitas aos presídios
Na busca por informações dos apenados e de resposta sobre a regularização das visitas nos presídios, na última segunda-feira, 28, familiares dos detentos foram ao Fórum Boanerges de Queiroz Facó e a Promotoria do Ministério Público (MP) protestar com faixas e cartazes. O atual momento ocorre em decorrência das ações de combate ao crime organizado no Estado, as forças de segurança tomou como providencia o esvaziamento das cadeias públicas do interior dentre elas a de Iguatu.
O encontro delas, que são mães, irmãs e esposas dos detentos, foi com o promotor público Leydomar Nunes Pereira, titular da 1ª vara da justiça da Comarca de Iguatu, (vara das execuções penais) onde estão os processos dos detentos. As mulheres estavam acompanhadas de dois representantes da Pastoral Carcerária.
Elas levaram cartazes e protestaram porque, segundo elas, desde que os detentos foram transferidos não houve mais notícias deles e já haviam se passado cerca de 17 dias. As mulheres disseram que já estiveram no complexo penitenciário, mas não conseguiram entrar. Elas estavam preocupadas com a alimentação dos detentos e os produtos de higiene pessoal.
203 detentos foram transferidos de Iguatu, sob a responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária, do Governo do Estado, há cerca de 20 dias. Elas disseram que querem saber sobre as visitas, o envio de produtos alimentícios e de higiene pessoal, remédios e outros auxílios.
Regras diferentes
O promotor Leydomar Nunes pediu aos familiares mais tempo para que as solicitações tenham resposta. Ele disse que os detentos estão sob a custódia do Estado e no âmbito do MP, todos os direitos deles estão sendo respeitados. De acordo com o promotor, nas unidades prisionais do complexo penitenciário CPPL existem regras diferentes das normas nas cadeias do interior e explicou: “esposas têm que comprovar união estável, através de documento formal (Certidão de Casamento), para ter acesso a visita. Todos os detentos têm que estar no sistema da administração penitenciária para que possam receber visitas”.
Leydomar Nunes informou aos familiares que os detentos já recebem alimentação e vestuário fornecidos pelo Estado. Segundo ele, as audiências dos detentos estão ocorrendo normalmente, com o deslocamento deles para Iguatu, com toda a logística de segurança. Conforme o magistrado, aqueles detentos cujos processos já estão em andamento com o cumprimento de penas em curso, continuarão vindo para as audiências em Iguatu. Os detentos condenados daqui para frente, os processos serão transferidos para a comarca onde estão as unidades prisionais em que os detentos estão cumprindo suas penas.
Ônibus
Na quarta-feira, 30, o promotor voltou a conversar com o grupo de mulheres, após ter conseguido contato com a unidade prisional de Itaitinga. Segundo Leydomar, houve avanços principalmente na obtenção de informações. O promotor informou que conseguiu a relação atualizada dos detentos e a localização de cada um e sobre objetos e gêneros alimentícios que podem ser entregues pelos familiares.
Os detentos levados de Iguatu estão nas unidades, 01, 03 e 05 do complexo penitenciário CPPL. Leydomar Nunes informou também que foi possível conversar com coordenador e assistente social do Núcleo de Assistência Familiar-NUASF, que informaram sobre cadastramento e visitas. O promotor informou ainda que conversou com a secretária de Assistência Social do município, Patrícia Diniz, que se prontificou em providenciar um ônibus, já a partir deste mês de fevereiro para que as mulheres e demais familiares dos detentos possam se deslocar para Itaitinga em data agendada previamente para realizar as visitas.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

