Iguatu
Operação “carro pipa”: paralisado programa de abastecimento de água em comunidades rurais de Iguatu
A situação da população da zona rural de Iguatu no que diz respeito ao abastecimento de água ganhou uma preocupação a mais.

A situação da população da zona rural de Iguatu no que diz respeito ao abastecimento de água ganhou uma preocupação a mais.
As dezoito comunidades do interior do município que estavam sendo atendidas pelo programa de carros pipas do governo federal em conjunto com defesa civil do estado, tiveram seus os fornecimento suspensos esta semana, devido ao encerramento da prorrogação do prazo da operação 2014.
A suspenção é devido ao credenciamento de ‘pipeiros’ que devem passar por ajustes técnicos no sistema operacional, pelo Fundo de Defesa Civil do Estado do Ceará (FDCC). Em quanto não se concretizam os tramites burocráticos, as propostas de credenciação de pessoas físicas ou jurídicas para realizar serviço de aquisição, coleta, transporte e distribuição de água tratada, para consumo humano, no período de 27 a 31 de julho, ficaram provisoriamente paralisadas.
Na quarta-feira, 22, os técnicos da Secretaria de Defesa Civil do Estado estiveram na sede da Secretaria de Agricultura de Iguatu para recolher o restante dos tickets, entregues no mês passado, que não foram utilizados pelo programa, “As comunidades eram pra ter sido atendidas no ano passado, com os caminhões. Não deu tempo. Houve mais uma prorrogação para esse ano, mesmo assim por falta de operacionalidade, algumas comunidades não foram auxiliadas e tiveram que devolver os bilhetes”, explicou Edileuza Pereira secretaria de agricultura.
Força Nacional A previsão é que o programa retome a normalidade a partir do dia 03 de agosto. Depois de implantada as novas mudanças, o exército será encarregado de abastecer as comunidades rurais de todo interior do Ceará, a Defesa Civil do Estado, se encarregará de assistir a zona urbana do município, “já acionamos o ministério da integração. E através de ofício, também comunicamos o Coronel Gurgel, [Coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí] que aguarda um indicativo do governo federal para assumir Iguatu”, finalizou Edileuza.
Além das 18 comunidades que estavam sendo assistidas pelo projeto, mais 20 regiões também passam por problemas no fornecimento do líquido, “Estamos frustrados. Estávamos com os tíquetes na esperança de troca-los pelas nossas cisternas abastecidas. Infelizmente estamos refém da espera”, lamentou Geralda Vieira Costa, presidente da Associação de Moradores do sítio Vaca Morta.
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu
-
Americando6 dias atrás
AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me