Iguatu
Operação “carro pipa”: paralisado programa de abastecimento de água em comunidades rurais de Iguatu

A situação da população da zona rural de Iguatu no que diz respeito ao abastecimento de água ganhou uma preocupação a mais.

A situação da população da zona rural de Iguatu no que diz respeito ao abastecimento de água ganhou uma preocupação a mais.
As dezoito comunidades do interior do município que estavam sendo atendidas pelo programa de carros pipas do governo federal em conjunto com defesa civil do estado, tiveram seus os fornecimento suspensos esta semana, devido ao encerramento da prorrogação do prazo da operação 2014.
A suspenção é devido ao credenciamento de ‘pipeiros’ que devem passar por ajustes técnicos no sistema operacional, pelo Fundo de Defesa Civil do Estado do Ceará (FDCC). Em quanto não se concretizam os tramites burocráticos, as propostas de credenciação de pessoas físicas ou jurídicas para realizar serviço de aquisição, coleta, transporte e distribuição de água tratada, para consumo humano, no período de 27 a 31 de julho, ficaram provisoriamente paralisadas.
Na quarta-feira, 22, os técnicos da Secretaria de Defesa Civil do Estado estiveram na sede da Secretaria de Agricultura de Iguatu para recolher o restante dos tickets, entregues no mês passado, que não foram utilizados pelo programa, “As comunidades eram pra ter sido atendidas no ano passado, com os caminhões. Não deu tempo. Houve mais uma prorrogação para esse ano, mesmo assim por falta de operacionalidade, algumas comunidades não foram auxiliadas e tiveram que devolver os bilhetes”, explicou Edileuza Pereira secretaria de agricultura.
Força Nacional A previsão é que o programa retome a normalidade a partir do dia 03 de agosto. Depois de implantada as novas mudanças, o exército será encarregado de abastecer as comunidades rurais de todo interior do Ceará, a Defesa Civil do Estado, se encarregará de assistir a zona urbana do município, “já acionamos o ministério da integração. E através de ofício, também comunicamos o Coronel Gurgel, [Coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí] que aguarda um indicativo do governo federal para assumir Iguatu”, finalizou Edileuza.
Além das 18 comunidades que estavam sendo assistidas pelo projeto, mais 20 regiões também passam por problemas no fornecimento do líquido, “Estamos frustrados. Estávamos com os tíquetes na esperança de troca-los pelas nossas cisternas abastecidas. Infelizmente estamos refém da espera”, lamentou Geralda Vieira Costa, presidente da Associação de Moradores do sítio Vaca Morta.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Ceará4 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

