Iguatu
Operação “carro pipa”: paralisado programa de abastecimento de água em comunidades rurais de Iguatu

A situação da população da zona rural de Iguatu no que diz respeito ao abastecimento de água ganhou uma preocupação a mais.

A situação da população da zona rural de Iguatu no que diz respeito ao abastecimento de água ganhou uma preocupação a mais.
As dezoito comunidades do interior do município que estavam sendo atendidas pelo programa de carros pipas do governo federal em conjunto com defesa civil do estado, tiveram seus os fornecimento suspensos esta semana, devido ao encerramento da prorrogação do prazo da operação 2014.
A suspenção é devido ao credenciamento de ‘pipeiros’ que devem passar por ajustes técnicos no sistema operacional, pelo Fundo de Defesa Civil do Estado do Ceará (FDCC). Em quanto não se concretizam os tramites burocráticos, as propostas de credenciação de pessoas físicas ou jurídicas para realizar serviço de aquisição, coleta, transporte e distribuição de água tratada, para consumo humano, no período de 27 a 31 de julho, ficaram provisoriamente paralisadas.
Na quarta-feira, 22, os técnicos da Secretaria de Defesa Civil do Estado estiveram na sede da Secretaria de Agricultura de Iguatu para recolher o restante dos tickets, entregues no mês passado, que não foram utilizados pelo programa, “As comunidades eram pra ter sido atendidas no ano passado, com os caminhões. Não deu tempo. Houve mais uma prorrogação para esse ano, mesmo assim por falta de operacionalidade, algumas comunidades não foram auxiliadas e tiveram que devolver os bilhetes”, explicou Edileuza Pereira secretaria de agricultura.
Força Nacional A previsão é que o programa retome a normalidade a partir do dia 03 de agosto. Depois de implantada as novas mudanças, o exército será encarregado de abastecer as comunidades rurais de todo interior do Ceará, a Defesa Civil do Estado, se encarregará de assistir a zona urbana do município, “já acionamos o ministério da integração. E através de ofício, também comunicamos o Coronel Gurgel, [Coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí] que aguarda um indicativo do governo federal para assumir Iguatu”, finalizou Edileuza.
Além das 18 comunidades que estavam sendo assistidas pelo projeto, mais 20 regiões também passam por problemas no fornecimento do líquido, “Estamos frustrados. Estávamos com os tíquetes na esperança de troca-los pelas nossas cisternas abastecidas. Infelizmente estamos refém da espera”, lamentou Geralda Vieira Costa, presidente da Associação de Moradores do sítio Vaca Morta.
-
Iguatu1 semana atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Mundo1 semana atrásSenado dos Estados Unidos barra proposta para restringir poderes de Donald Trump na guerra contra o Irã
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias1 semana atrásEstudo alerta para risco de desaparecimento de espécie exclusiva do Cariri cearense
-
Ceará1 semana atrásCeará registrou chuvas em mais de 110 municípios no intervalo de 24 horas
-
Noticias1 semana atrásBolão registrado em Eusébio leva prêmio de R$ 158 milhões na Mega-Sena
-
Noticias1 semana atrásCeará ocupa a 3ª posição no Nordeste em número de cidades com shopping centers
-
Economia2 semanas atrásFiscalização das movimentações via Pix ainda gera dúvidas entre os contribuintes

