Connect with us

Brasil

ONU lança campanha no Brasil para alertar sobre violência contra negros

Publicado

on

A cada 23 minutos, um jovem negro é morto no Brasil. A cada dia, são 66 vidas perdidas, totalizando 4.290 óbitos por ano. Segundo o Mapa da Violência, um rapaz negro tem até 12 vezes mais chance de ser assassinado em relação a um branco. Em comum nesses homicídios, está a presença do racismo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é a premissa da campanha Vidas Negras, lançada pela entidade ontem (7) em Brasília.

O objetivo da iniciativa é chamar a atenção de governos, parlamentos, tribunais, organizações e da sociedade para o problema da violência contra essa parcela que já representa 54% dos brasileiros. De acordo com dados da ONU, enquanto nesse grupo a taxa de homicídios cresceu 18% de 2005 a 2015, com relação aos demais brasileiros, ela caiu 12%.

O material da campanha, incluindo os vídeos e pelas em redes sociais, está disponível no site da ONU e pode ser utilizado e compartilhado por qualquer pessoa: nacoesunidas.org/vidasnegras.

O aumento da desigualdade também tem recorte de gênero. Segundo o Atlas da Violência 2017, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os assassinatos de mulheres negras aumentaram 22% no mesmo período, enquanto, entre mulheres não negras, o índice foi reduzido em 11%.

“O último genocídio formalmente reconhecido na Europa foi na Bósnia, e matou 1.500 pessoas em 1995. Quando falamos de jovens negros mortos, estamos falando do triplo disso por ano”, ressaltou o advogado Daniel Teixeira, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, durante o lançamento da campanha.

Artistas foram convidados para estrelar vídeos sobre o assunto, que serão divulgados em emissoras e na Internet. “O racismo mata filhos, irmãos, vizinhos. Por trás de cada história há vidas negras interrompidas e que não são capas de jornal. Você não pode ficar indiferente”, enfatiza a atriz e escritora Elisa Lucinda em uma das peças.

Mais do que uma fatalidade ou coincidência, a campanha aponta o traço comum do racismo nesses números e da indignação seletiva construída historicamente na sociedade brasileira. Segundo pesquisa da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, 56% das pessoas entrevistadas afirmaram que a morte de negros choca menos do que a de brancos.

Políticas públicas
Para além de colocar o tema na opinião pública, a campanha pretende pautar, na agenda do Poder Público, a necessidade de combater o problema reconhecendo a necessidade de atacar a discriminação racial no país.

“O Brasil já é signatário de compromissos internacionais de eliminação do racismo, da xenofobia e da desigualdade racial. A gente espera que, a partir da campanha, haja uma maior sensibilização das autoridades e que as ações sejam potencializadas”, ressaltou Ana Cláudia Pereira, oficial de programas do Fundo de População da ONU (UNFPA) e uma das coordenadoras da campanha.

Para Jacira da Silva, do Movimento Negro Unificado, entre os desafios no campo das políticas públicas, estão a implementação do Estatuto da Igualdade Racial e a garantia de recursos para programas governamentais com foco no enfrentamento do problema. Esse conjunto de ações, acrescentou, passa por medidas voltadas a mitigar a violência contra negros, mas vai além, alcançando também a afirmação dos direitos dessas pessoas. “Precisamos exigir políticas públicas para o país. Essa juventude é violentada também quando não tem acesso ao mercado de trabalho, não tem lugar na escola e não é representada na mídia”, defendeu a ativista.

O secretário de Juventude do governo federal, Assis Filho, relatou que o governo vem atuando na área e deu como exemplo o Plano Juventude Viva. Segundo Filho, há R$ 12 milhões disponíveis aos municípios para projetos de redução da violência contra esse segmento. “O objetivo do Plano Juventude Viva é reunir todas as ações que existem no governo federal para combater esses altos índices de violência e que os municípios, para serem contemplados, possam de fato implementar ações concretas contra o genocídio dos negros no Brasil”, disse. Perguntado sobre que tipo de ações podem ser financiadas, o secretário não detalhou.

Para Luana Ferreira, assessora da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Ministério dos Direitos Humanos, nos últimos anos houve avanços importantes na área, como a reserva de vagas para negros em concursos públicos e universidades e a política de saúde voltada para esta população. Mas ainda é preciso avançar para enfrentar efetivamente o problema. “O desafio cotidiano da Seppir é dizer que vidas negras importam, que o racismo é estruturante nas relações, que o racismo institucional está presente em todos os espaços de poder e que é causa histórica da situação de letalidade a que esses jovens estão submetidos”, destacou na cerimônia.

Autos de resistência
Na avaliação da pesquisadora da Universidade de Brasília Kelly Quirino, a redução da violência contra jovens negros passa pela mudança da política de combate às drogas, pelo desarmamento da polícia e por medidas que coíbam o abuso das forças de segurança, como o fim dos chamados autos de resistência, um recurso que pode ser usado por agentes para justificar o assassinato de uma pessoa como um ato de legítima defesa e de força necessária frente a suposto enfrentamento a uma determinada ação.

“Você tem as duas problemáticas: a polícia se utilizando de um ato administrativo para justificar as mortes e o próprio Judiciário, que não investiga homicídios comuns e não apura crimes cometidos pelo policial porque os autos de resistência são arquivados mesmo dentro da polícia”, argumenta a pesquisadora.

O tema motivou um projeto de lei (PL 4.471/2012), de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que dificulta o uso desse recurso e deixa mais rígida a investigação de casos de mortes envolvendo policiais. A proposta é uma das matérias incluídas na pauta do plenário da Câmara nesta semana no chamado pacote da segurança pública.

Fonte: Agência Brasil

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará29 minutos atrás

Alece aprova projeto de lei que cria 926 cargos públicos no Ceará

Brasil1 hora atrás

Diarista grávida é agredida e ofendida por patroa que não quis pagar pelo serviço

Brasil2 horas atrás

Operação 404 derruba 606 sites irregulares de streaming no Brasil

Brasil4 horas atrás

Ministério da Saúde inclui 165 novas doenças relacionadas ao trabalho na lista oficial

Brasil4 horas atrás

Projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional é aprovado na Câmara

Brasil5 horas atrás

Naiara Azevedo vai à delegacia da mulher em Goiânia e denuncia agressão do marido

Brasil6 horas atrás

Idosa é dada como morta e é encontrada viva em saco de necrotério em SC

Brasil6 horas atrás

Último dia de inscrições para vagas remanescentes do Fies

Brasil6 horas atrás

Brasil bate recorde de ocupação de trabalhadores, aponta IBGE

Brasil7 horas atrás

Violência na Amazônia supera média nacional e tem relação com desmatamento e narcotráfico, aponta relatório

Brasil7 horas atrás

Senado aprova incentivo para estudantes permanecerem no ensino médio

Mundo8 horas atrás

COP28 avalia ação de países contra aquecimento global

Brasil1 dia atrás

Pesquisa da CNT mostra que 67% das rodovias brasileiras têm problemas

Ceará1 dia atrás

Ceará tem novo crescimento de casos de Covid-19 e registra 716 diagnósticos em 1 semana

Noticias1 dia atrás

Primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até esta quinta-feira, 30

Noticias1 dia atrás

Após 2 anos da morte, Marília Mendonça segue no Top 5 do Spotify

Noticias1 dia atrás

Com 18 homicídios, último domingo foi o 2º dia mais violento do ano no Ceará

Brasil1 dia atrás

Expectativa de vida sobe para 75,5 anos após queda na pandemia

Ceará1 dia atrás

Elmano de Freitas e ministros assinam acordo para implantar unidade do ITA no Ceará

Ceará1 dia atrás

Técnico de enfermagem é preso com droga em presídio no Ceará e diz que foi contratado por advogadas

Concursos1 dia atrás

Prefeitura de Granja anuncia abertura de 414 vagas imediatas, e salários de até R$ 12.000

Ceará1 dia atrás

Moradores registram chuva de granizo em Ubajara, no CE

Noticias1 dia atrás

Três homens são assassinados a tiros em bar no interior do Ceará

Noticias1 dia atrás

Cliente ameaça funcionários de motel por demora de lanche e é preso no CE

Brasil2 dias atrás

Programa Manoel Querino visa qualificar trabalhadores com foco na diversidade

Brasil2 dias atrás

Desmatamento do Cerrado cresce 3% em um ano e atinge principalmente o Matopiba

Brasil2 dias atrás

Governo lança programa de bolsa permanência e poupança para estudantes do ensino médio

Brasil2 dias atrás

Brasil gera mais de 190 mil empregos formais em outubro

Brasil2 dias atrás

BNDES e Petrobras premiam projetos de restauração de manguezais e restingas no Brasil

Ceará2 dias atrás

Chocolate cearence fica em segundo lugar em prêmio internacional

Ceará29 minutos atrás

Alece aprova projeto de lei que cria 926 cargos públicos no Ceará

Brasil1 hora atrás

Diarista grávida é agredida e ofendida por patroa que não quis pagar pelo serviço

Brasil2 horas atrás

Operação 404 derruba 606 sites irregulares de streaming no Brasil

Brasil4 horas atrás

Ministério da Saúde inclui 165 novas doenças relacionadas ao trabalho na lista oficial

Brasil4 horas atrás

Projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional é aprovado na Câmara

Brasil5 horas atrás

Naiara Azevedo vai à delegacia da mulher em Goiânia e denuncia agressão do marido

Brasil6 horas atrás

Idosa é dada como morta e é encontrada viva em saco de necrotério em SC

Brasil6 horas atrás

Último dia de inscrições para vagas remanescentes do Fies

Brasil6 horas atrás

Brasil bate recorde de ocupação de trabalhadores, aponta IBGE

Brasil7 horas atrás

Violência na Amazônia supera média nacional e tem relação com desmatamento e narcotráfico, aponta relatório

Brasil7 horas atrás

Senado aprova incentivo para estudantes permanecerem no ensino médio

Mundo8 horas atrás

COP28 avalia ação de países contra aquecimento global

Brasil1 dia atrás

Pesquisa da CNT mostra que 67% das rodovias brasileiras têm problemas

Ceará1 dia atrás

Ceará tem novo crescimento de casos de Covid-19 e registra 716 diagnósticos em 1 semana

Noticias1 dia atrás

Primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até esta quinta-feira, 30

Noticias1 dia atrás

Após 2 anos da morte, Marília Mendonça segue no Top 5 do Spotify

Noticias1 dia atrás

Com 18 homicídios, último domingo foi o 2º dia mais violento do ano no Ceará

Brasil1 dia atrás

Expectativa de vida sobe para 75,5 anos após queda na pandemia

Ceará1 dia atrás

Elmano de Freitas e ministros assinam acordo para implantar unidade do ITA no Ceará

Ceará1 dia atrás

Técnico de enfermagem é preso com droga em presídio no Ceará e diz que foi contratado por advogadas

Concursos1 dia atrás

Prefeitura de Granja anuncia abertura de 414 vagas imediatas, e salários de até R$ 12.000

Ceará1 dia atrás

Moradores registram chuva de granizo em Ubajara, no CE

Noticias1 dia atrás

Três homens são assassinados a tiros em bar no interior do Ceará

Noticias1 dia atrás

Cliente ameaça funcionários de motel por demora de lanche e é preso no CE

Brasil2 dias atrás

Programa Manoel Querino visa qualificar trabalhadores com foco na diversidade

Brasil2 dias atrás

Desmatamento do Cerrado cresce 3% em um ano e atinge principalmente o Matopiba

Brasil2 dias atrás

Governo lança programa de bolsa permanência e poupança para estudantes do ensino médio

Brasil2 dias atrás

Brasil gera mais de 190 mil empregos formais em outubro

Brasil2 dias atrás

BNDES e Petrobras premiam projetos de restauração de manguezais e restingas no Brasil

Ceará2 dias atrás

Chocolate cearence fica em segundo lugar em prêmio internacional

Videos7 meses atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 📻 08/05/2023

Videos7 meses atrás

REPRISE – MAIS JUSTIÇA 05/05/2023

Videos7 meses atrás

📻 AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 📻 04/05/2023

Videos7 meses atrás

📻 AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 📻 04/05/2023

Videos7 meses atrás

📻 AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 📻 05/05/2023

Videos7 meses atrás

📻 AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 📻 04/05/2023

Videos7 meses atrás

📻 AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 📻03/05/2023

Videos7 meses atrás

⚽️AO VIVO – ESPORTE SHOW 24/04/2023⚽️-DAVILA HELEN

Videos8 meses atrás

DIÁLOGO MAIS – 01/04/2023

Videos8 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 27/03/2023⚽️- HERMESON, CICERO CUSTÓDIO E EFRAIM

Videos8 meses atrás

MAIS SAÚDE – 25/03/2023

Videos11 meses atrás

📻 AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 13/01/2023 📻

Videos1 ano atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 28/10/2022 ⚖️

Videos1 ano atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 02/09/2022 ⚖️

Videos2 anos atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 27/05/2022 ⚖️

Videos2 anos atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 06/05/2022 ⚖️

Videos2 anos atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 20/01/2023⚖️

Videos2 anos atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 01/04/2022 ⚖️

Noticias6 anos atrás

SAIU NA MAIS – AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS

Videos6 anos atrás

📻 AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 📻 25/04/2023

Videos6 anos atrás

⚽️AO VIVO – ESPORTE SHOW 31/03/2023⚽️- DAVILA HELLEN

Brasil8 anos atrás

Entenda as Acusações do Impeachment

Noticias8 anos atrás

Pronunciamento de Dilma contra golpe proibido pela justiça Esquerda Valente

Brasil8 anos atrás

Ato pela democracia ao vivo no Rio

EM ALTA

Fechar Propaganda
Fechar Propaganda