Regional
ONG Realeza Nordestina, completa 14 anos com realização de Mostra Cultural, em Orós

Com apresentações de teatro, dança, cinema, música e outras linguagens artísticas, o evento cultural que prioriza criação de renda e geração de emprego através da economia da cultura e economia criativa.
É um evento que fomenta novos rumos para jovens, mulheres e comunidade rural. Com participação popular, os moradores são parceiros na construção da programação artística. No período festivo os moradores cedem suas casas como alojamentos para os artistas. A 14ª Mostra Meu Santarém fomenta, assim, uma grande vitrine de acesso gratuito que oportuniza novos talentos e sustentabilidade dos Trabalhadores da Cultura. O projeto tem o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) com recursos provenientes da lei federal complementar Paulo Gustavo (Lei nº 195, de 22 de julho de 2022) e do Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural da Secult gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Toda programação será gratuita com participações de grupos da regionais e de todo o Estado do Ceará como o Grupo Garajal (Maracanaú), Alto Versos (Fortaleza), Banda O Truque (Orós) entre outras atrações. Um dos grandes destaques desse ano será oficina de figurinos como ferramenta de comunicação com Abmael Henrique do Teatro Oficina de São Paulo.
Realeza Nordestina
Criada pelo cenógrafo Wilson Cândido e um grupo de amigos do distrito de Santarém (localizada a 352,1 km de distância de Fortaleza, município de Orós no Ceará) a ONG realeza nordestina, nasce com a missão de conservar o patrimônio histórico-cultural e preservar o meio ambiente local, tendo como objetivo: contribuir na formação artística e profissional de crianças e jovens da região por meio da arte em suas múltiplas formas de manifestações: danças, teatro, música, poesia, pintura, artesanato, entre outros.
“A Realeza é o oásis da cultura em meio ao sertão. É oportunidade e transformação na vida de muitas crianças, adolescentes e jovens da comunidade de Santarém”, Wilson Cândido.
Serviço:
14ª Mostra Meu Santarém
Quando: de 24 a 29 de junho
Onde: Santarém, Orós CE
Mais informações: @rnordestina – (85) 997185506 (Edson Cândido)
Ouça nosso Podcast!
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos1 dia atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público
-
Iguatu6 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu