Ceará
Oitocentos novos professores são empossados para fortalecer a rede estadual do Ceará
O Governo do Ceará empossou, nesta segunda-feira (9), 800 professores do cadastro de reserva do último concurso realizado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em solenidade presidida pelo governador Elmano de Freitas.
Para a professora de Matemática Tuanny de Souza, de Campos Sales, no Ceará, o momento simbolizou a concretização de um sonho e o início da jornada profissional.
O Governo do Ceará convocou todos os aprovados no último concurso da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) para as 2.500 vagas ofertadas para provimento imediato, de acordo com as orientações do edital que regulamentou o certame, além de 800 aprovados no cadastro de reserva. Com isso, já são 3.300 convocados. Ao todo, são mais de 13 mil professores efetivos na rede estadual.
A posse cumpre o compromisso assumido pela ex-governadora Izolda Cela e pelo atual governador, Elmano de Freitas, que divulgaram a data no dia 26 de dezembro de 2022. A convocação, em setembro, e a nomeação dos profissionais aconteceu em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Os novos professores já começam a atuar no Ceará a partir do dia 23 de janeiro, com oficina pedagógica.
Em sua primeira palavra aos novos professores como governador do Ceará, Elmano de Freitas reforçou o compromisso com a educação em tempo integral e valorização dos profissionais da rede estadual.
A vice-governadora Jade Romero também participou do evento e destacou a importância dos novos professores para fortalecer a rede estadual de ensino do Ceará.
SONORA – 09.01 JADE (3) FORTALECE – tempo: 0:33
O professor de Espanhol Romário Freire, natural de Alcântaras, Sertão de Sobral, levou toda a família para prestigiar o momento que, segundo ele, significa celebração coletiva e responsabilidade.
Além dos componentes curriculares do Ensino Médio e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), os professores exercerão atividades relacionadas à base diversificada do currículo, tais como: Projeto Professor Diretor de Turma; Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS) entre outros.
Izolda Cela, agora secretária-executiva do MEC, falou sobre a importância de apoiar professores para alcançar a transformação social desejada.
A ex-governadora do Ceará destacou que os novos professores chegam em uma rede de Educação estruturada e que tem claros objetivos de melhorar a vida dos estudantes.
Participaram do evento, a secretária da Educação, Eliana Estrela, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Castro; a coordenadora-geral do Fórum Estadual de Educação, Ciza Viana; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime-CE), Luiza Aurélia Costa; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo; e outras autoridades, entre deputados estaduais e federais e vereadores.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

