Iguatu
Ocupação do Habitacional de um Novo Tempo é tema de reunião com famílias selecionadas

Na manhã dessa quarta-feira, 07, o auditório do CSU recebeu uma reunião entre as famílias que irão ocupar os apartamentos do Habitacional de Um Novo Tempo, projeto que busca contemplar famílias que moram nas ocupações desde 2015 e outras pessoas que se encaixem no programa.
Ao todo, no conjunto habitacional, são mais de 1.000 unidades, localizado a cerca de 10km da cidade, nas proximidades da comunidade do Gadelha.
A reunião contou com a presença da presidente da câmara, primeira dama e prefeita em exercício Eliane Braz.
Ela representava o prefeito Ednaldo Lavor, que estava em viagem. A secretária de assistência social, Patrícia Diniz também esteve presente na reunião que também contou com presença massiva de pessoas cadastradas para receber as unidades habitacionais, que lotaram o auditório.
Um dilema por resolver

Apesar de ser um programa que pretende vir para resolver o deficit habitacional da cidade e resolver o problema das ocupações irregulares de terrenos públicos desde 2015, o assunto não é unanimidade entre as famílias. Muitas delas não tem interesse em se mudar e outras, mesmo dispostas a se mudar temem por dificuldades de deslocamento e falta de estrutura e assistência morando a 10km da cidade.
Outro entrave para algumas famílias é o fato de terem construído moradias com mais estrutura nas ocupações e não querer deixar para trás, além de ficar mais próximo do centro da cidade.
Dona Adelaide, que tem sido uma voz representante das ocupações e mais ligada à Ocupação Filadélfia, se mostra confiante para uma solução e um ponto em acordo entre o poder público e essas famílias. Ela também espera que as promessas de estruturação e apoio para as famílias sejam cumpridas. “Essa promessa do transporte coletivo vem desde 2013 e até agora nada, a gente fica com medo de continuar sem e a gente não tem condições de ir e vir 3 ou 4 vezes por dia”, explica Adelaide.
A busca por soluções
A secretária de assistência social Patrícia Diniz destaca o empenho do município na parte que lhe coube no projeto. “Os recursos são federais, mas isso exigiu uma contrapartida do município de mais de 2 milhões de reais e um trabalho intenso da secretaria de assistência social junto às famílias”, afirma Patrícia.
Segundo a secretária o poder público tem uma série de compromissos a cumprir para garantir a permanência das famílias no habitacional.
Representando o prefeito Ednaldo Lavor, a primeira dama, presidente da câmara e prefeita em exercício Eliane Braz comemorou a proximidade com a inauguração do residencial, destacando ser uma grande conquista para o município. “É um momento histórico, o maior projeto de habitação já feito em Iguatu, vai ficar marcado para a cidade e para a vida dessas famílias”.
O Habitacional de Um Novo Tempo
Pensado para reduzir drasticamente o défcit habitacional de Iguatu o projeto é uma parceria do Governo Federal, com a maior parte dos recursos e uma contra-partida do município. A ação é voltada para famílias de baixa renda e conta com mais de 1.000 unidades habitacionais.
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu