Tecnologia
O seu smartphone sabe quando você está deprimido
Claro, o seu smartphone não é um ser pensante. Contudo, um estudo italiano indica que o resultado de vários sensores dentro de um gadget pode detectar quando o usuário está sofrendo de um episódio depressivo — ou até maníaco.
O estudo é conduzido pelo Center for Research and Telecommunication Experimentation for Networked Communities (CREATE-NET), em nome de Venet Osmani, em Trento, na Itália. O experimento forneceu smartphones para 12 pacientes bipolares por quatro meses. Então, os pesquisadores analisarem as condições do aparelho de três em três semanas. A descoberta veio com o resultado dos dados: foi possível predizer a mudança de humor em uma taxa de até 97%.
Isso foi possível ao analisar a atividade armazenada por GPS e acelerômetros, chamadas rápidas, quantidade e velocidade de ligações. O sinal claro que o paciente estava passando por uma depressão vinha por meio de poucas ligações — além de ficarem cada vez mais curtas —, diferente do padrão comum estabelecido pelo analisado.
Os pesquisadores sabem que isso é apenas uma pequena amostragem, já que o estudo durou quatro meses. Contudo, ter um gadget que analisa estas condições podem ajudar aos usuários entenderem melhor o próprio humor e até buscarem ajuda.
Fonte: TECMUNDO
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

