Futebol

O que cada clube precisa na reta final da 1ª fase do Cearense

Published

on

Ferroviário e Fortaleza são os únicos classificados a duas rodadas do fim da 1ª fase. Ceará já encaminhou vaga também. Maranguape pode cair na 8ª rodada.

Faltam só duas rodadas para o fim da 1ª fase do Campeonato Cearense. Das 10 equipes, seis passam à 2ª fase e duas caem para a Série B estadual. Outras duas, assim como os rebaixados, encerram as atividades já no fim de fevereiro, mas nem se classificam e nem serão vítimas do descenso. O GloboEsporte.com/ce mostra as chances de cada equipe com o fim da 7ª rodada.

Classificados

Duas equipes já assinaram seus passaporte e estão garantidos na 2ª fase do Cearense com duas rodadas de antecedência. Com a goleada sobre o Guarani de Juazeiro, no último sábado (10), o Fortaleza chegou aos 15 pontos e não pode mais ser alcançado pelo primeiro time fora do G-6, que é a zona de classificação. Atualmente, o Horizonte tem sete pontos em 7º lugar e só chegar 13. Com isso, não alcança mais o Leão do Pici.

A situação é a mesma com o Ferroviário, que tem 14 pontos, após derrotar o Maranguape, neste domingo (11). Da mesma forma, não pode mais ser alcançado por quem está fora do G-6.

Quase lá

Quatro times (Ceará, Uniclinic, Floresta e Iguatu) se classificam com um empate para a próxima fase, independente das outras equipes que estão abaixo deles. Vovô e Águia da Precabura somam 13 pontos atualmente e se não perderem na próxima rodada já carimbam vaga na 2ª fase. Essa é a mesma situação de de Floresta e Iguatu, que somam 12 pontos no momento. Se, pelo menos, empatarem, na rodada que começa no próximo sábado (17), já podem comemorar a vaga na 2ª fase do Campeonato Cearense.

O Inferno é bem ali

As quatro equipes que sobram na competição estão claramente brigando para se salvar do “inferno” do rebaixamento. No entanto, duas delas têm mais chance de se livrar do que as outras. Essas não caem, mas não se classificam e ficam numa espécie de “limbo” do futebol cearense, um purgatório, com tempo suficiente sem jogar e refletir sobre os erros de planejamento.

Em um primeiro cenário, se Ceará, Uniclinic, Floresta e Iguatu se classificarem na próxima rodada com um empate e o Guarani de Juazeiro vencer o Ferrão, já classificado, se salva. E, de quebra, o Maranguape, cai com um rodada de antecedência. Horizonte e Tiradentes lutariam para escapar da última vaga do descenso na 9ª rodada.

Em segunda combinação de resultados, se Guaraju e Horizonte vencerem na 8ª rodada e o Tiradentes empatar ou perder, o cenário fica todo resolvido com uma rodada de antecedência. Porque do Leão do Mercado e Galo do Tabuleiro escapariam, Tigre e Gavião da Serra cairiam e os seis classificados já estariam definidos. Só as posições finais seriam resolvidas na última rodada.

O Maranguape precisa de um milagre para escapar, principalmente porque não depende mais só dele. Ele precisa vencer os dois últimos jogos para chegar a sete pontos e torcer para que dois dos concorrentes diretos (Tiradentes, Guarani de Juazeiro ou Horizonte) sofra revés na duas últimas rodadas. Se empatar ou perder na próxima rodada, estará oficialmente rebaixado para a Série B do Cearense.

O Tiradentes tem uma situação um pouco melhor. Precisa vencer nas duas últimas rodadas e torcer para que Horizonte ou Guarani de Juazeiro sofram revés em uma das duas rodadas, pelo menos. Se empatar um jogo e ganhar o outro, tem que torcer para Leão do Mercado e Galo do Tabuleiro não marcarem mais do que dois pontos nas duas partidas que faltam.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile