Brasil
O Brasil erradica a elefantíase como uma questão de saúde pública
A filariose linfática, conhecida popularmente como elefantíase, foi eliminada como problema de saúde pública no Brasil. Esta doença, uma das principais causas globais de incapacidade permanente ou de longo prazo, era endêmica apenas na região metropolitana do Recife, incluindo Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. O último caso confirmado foi registrado em 2017, segundo o Ministério da Saúde.
Causada pelo verme nematoide Wuchereria bancrofti, a filariose linfática é transmitida pela picada do mosquito Culex quinquefasciatus, conhecido no Brasil como pernilongo ou muriçoca, infectado com larvas do parasita. As manifestações clínicas mais importantes incluem edemas ou acúmulo anormal de líquido nos membros, seios e bolsa escrotal, podendo levar à incapacidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) parabenizou o Brasil pela eliminação da filariose linfática como problema de saúde pública. “Eliminar uma doença é uma conquista importante e que exige um compromisso inabalável”, afirmou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Ele também destacou os esforços do Brasil para libertar sua população de uma doença dolorosa, desfigurante, incapacitante e estigmatizante, e mencionou que este é um exemplo do progresso contra as doenças tropicais negligenciadas, dando esperança a outras nações que ainda lutam contra a filariose linfática.
De acordo com a OMS, o Brasil se junta a outros 19 países e territórios que também foram certificados pela eliminação da filariose linfática como problema de saúde pública. Entre eles estão Malawi, Togo, Egito, Iêmen, Bangladesh, Maldivas, Sri Lanka, Tailândia, Camboja, Ilhas Cook, Quiribati, Laos, Ilhas Marshall, Niue, Palau, Tonga, Vanuatu, Vietnã e Wallis e Futuna. Nas Américas, três países ainda são classificados pela entidade como endêmicos.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

