Noticias
Novos conselheiros do FUNDEB são nomeados em Acopiara
A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (02), no Núcleo de Artes, a posse dos novos conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.
Participaram da solenidade o prefeito Dr. Vilmar, acompanhado da Primeira Dama, Lúcia Martins, secretária da Educação, professora Luiza Aurélia, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acopiara, Silvana Araújo, vereadora e líder do Governo e Membro da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores, Simone Félix e a presidente do Conselho do FUNDEB, Juceneide Bezerra.
Foi realizada, em cada escola, uma assembleia com os segmentos pais, alunos, funcionários e professores para a escolha de um representante de cada segmento. Logo após foi também realizada uma assembleia geral com todos os representantes de todos os segmentos das escolas municipais, onde foram escolhidos os membros para o Conselho Municipal do FUNDEB.
O prefeito Dr. Vilmar empossou os novos conselheiros com a entrega dos certificados de posse dos conselheiros titulares e suplentes onde destacou a importância dos conselhos, que além do papel de fiscalização, devem ter a compreensão das necessidades do município como um todo. “O nosso foco está na melhoria da qualidade da educação. Nesse sentido, o conselho tem um papel muito importante para um olhar mais abrangente sobre as necessidades”.
A secretária Luiza Aurélia lembrou que o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB é muito importante para os educadores. “Esses recursos que chegam são indispensáveis para uma educação de qualidade, efetivados com responsabilidade e compromisso onde afirmamos que ‘educação de qualidade’ em Acopiara não é discurso, é prática. Nossa obrigação é de investir 25% de recursos na pasta, já em 2013 foram quase 30% e em 2014 foram mais de 33% com um percentual bem acima do que preconiza a lei”.
Os conselheiros têm a função de fiscalizar e acompanhar a prestação de contas do recurso que é sacado pelos municípios de acordo com o número de alunos. Parte do FUNDEB, 60%, é utilizado para a folha de pagamento dos professores da rede municipal. O restante vai para a manutenção e valorização dos profissionais.
*Assessoria de Comunicação
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

