Ceará
Novembro chega ao fim com melhor volume de chuva em 50 anos no CE
As chuvas em novembro deste ano entraram para a história. Este foi o que obteve o maior volume acumulado, para o período, nas últimas cinco décadas, desde que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A média histórica para o período é de 5,8 milímetros e, ao fim do mês, foram contabilizados impressionantes 70,7 milímetros, ou seja, choveu mais de 10 vezes além da normal climatológica. “Foram índices realmente bastante significativos. Um volume atípico”, pontua Morgana Almeida, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O desempenho de novembro se torna ainda mais relevante quando se observa o histórico do período. Em 50 anos, o mais comum é que o mês atinja a média histórica. Apenas 20 vezes, ou seja, em somente 40% dos anos, o mês de novembro fechou com precipitações acima da média.
Outra importante conquista do mês diz respeito a boas distribuições pluviométricas. Pela primeira vez em 5 décadas, todas as 8 macrorregiões do Estado tiveram chuvas pelo menos 4 vezes acima da normal climatológica.
Em alguns casos, o volume foi ainda mais expressivo, como na região Jaguaribana, cujo acumulado foi quase 20 vezes além da média histórica.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

